Passageiros aumentam 3% no Porto de Lisboa no primeiro semestre

  • Lusa
  • 3 Julho 2017

O Porto de Lisboa estima que a atividade de cruzeiros registará em 2017 um crescimento de 11% ao nível das escalas, e de 1% ao nível dos passageiros.

A atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa registou, no primeiro semestre do ano, um crescimento de 3% em termos de escalas e de passageiros, atingindo as 133 escalas e 192.685 passageiros, segundo dados divulgados esta segunda-feira. De acordo com o Porto de Lisboa, caso as previsões se confirmem, a atividade de cruzeiros registará em 2017 um crescimento de 11% ao nível das escalas, e de 1% ao nível dos passageiros, prevendo-se, assim, um total de cerca de 344 escalas e de 526 mil passageiros.

Em termos comparativos, nos primeiros seis meses de 2016, o porto de Lisboa tinha registado 129 escalas e 187.903 passageiros. O aumento do número de escalas foi impulsionado pelo crescimento de 13% das operações em trânsito, que passaram de 85 para 96, o que se justifica pela subida deste tipo de escala efetuado pelos operadores Royal Caribbean Internacional, Aida Cruises e Thomson Cruises, explica o porto de Lisboa.

“Na realidade, assiste-se a um aumento do número de navios de cruzeiros a operar no Mediterrâneo e ilhas atlânticas – 166 em 2016 contra os 173 em 2017 – as duas principais áreas de influência do Porto de Lisboa”, justifica. No que diz respeito aos passageiros, o aumento de 3% foi determinado pelos crescimentos de 1% dos passageiros em turnaround (para 19.221), e de 3% dos passageiros em trânsito que aumentaram para os 173.217, o que se justifica pela ocorrência de mais 11 escalas em trânsito.

De referir ainda que o aumento de sete navios de cruzeiro a operar no Mediterrâneo e ilhas atlânticas representou um crescimento da oferta de camas disponíveis em 7.337, passando de 215.197 em 2016, para 222.534 em 2017. Segundo os dados do Porto de Lisboa, durante o primeiro semestre de 2017 o mês de maio foi o que registou o maior número de escalas (51) e de passageiros (81.971), “tendo sido mesmo o melhor maio de sempre em passageiros de cruzeiro”.

O primeiro semestre do ano ficou, ainda, marcado pelos cinco navios de cruzeiro que passaram pelo Porto de Lisboa pela primeira vez, dos quais se destacou o MSC Meraviglia, pelo facto de Lisboa ter sido um dos primeiros portos a ser escalado pelo navio depois de ter saído de estaleiro.

Para este ano prevê-se que dez cruzeiros passem por Lisboa pela primeira vez. Para o segundo semestre do ano, “aquele que regista a maior concentração da atividade, justificada pela sua sazonalidade, embora cada vez mais esbatida”, o Porto de Lisboa prevê receber cerca de 211 escalas e 333 mil passageiros, estima.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Passageiros aumentam 3% no Porto de Lisboa no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião