Banco de Portugal quer maior proteção nos depósitos

  • ECO
  • 1 Julho 2017

O BdP entregou às Finanças uma proposta de alteração legislativa que visa atribuir à generalidades dos depósitos uma proteção maior. Ideia é evitar que depositantes sejam chamados a salvar bancos.

O Banco de Portugal (BdP), liderado por Carlos Costa, quer proteger os depósitos em caso de insolvência e resolução de bancos.

Segundo escreve o Expresso, na edição deste sábado, o supervisor quer impossibilitar que os depositantes sejam chamados a salvar bancos. Até agora em caso de falência ou resolução, os depósitos acima dos cem mil podem ser postos em causa, mas com a nova medida proposta pelo Banco de Portugal essa possibilidade é praticamente eliminada.

O Expresso adianta que o BdP enviou para o Ministério das Finanças um proposta de alteração legislativa cujo objetivo é atribuir à generalidade dos depósitos bancários uma proteção maior, de forma a evitar riscos sistémicos em caso de colapso de alguma insittuição financeira, ou até mesmo de rumores sobre uma eventual situação mais vulnerável.

O ministério das Finanças, contactado pelo semanário, não respondeu quando poderá avançar com esta iniciativa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal quer maior proteção nos depósitos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião