EUA identificam preparativos de ataque químico na Síria

  • Lusa e ECO
  • 27 Junho 2017

A Casa Branca detetou "potenciais preparativos" de um novo ataque químico do regime de Bashar al-Assad e afirmou que, caso aconteça, EUA vão retaliar.

Os Estados Unidos afirmaram, na segunda-feira, ter identificado “potenciais preparativos” por parte do regime sírio para o lançamento de um novo ataque com armas químicas. Segundo o porta-voz da Casa Branca Sean Spicer, foram identificados “potenciais preparativos para um outro ataque com armas químicas por parte do regime sírio”, o que “poderá resultar no massacre de civis, incluindo crianças inocentes”.

Sean Spicer afirmou que as atividades detetadas, sobre as quais não facultou detalhes, “são idênticas” às que precederam o ataque químico de 04 de abril. Em comunicado, a Casa Branca deixou o aviso: “Se o Presidente sírio, Bashar al-Assad, lançar um novo ataque ele e o seu exército vão pagar caro.”

Em abril, os Estados Unidos responsabilizaram o regime e retaliaram, dias depois, com o disparo de 59 mísseis “Tomahawk” contra a base aérea síria de onde terão partido os aviões que lançaram armas químicas sobre Khan Sheikhun, na província de Idlib, uma região controlada maioritariamente pelos rebeldes e fações islâmicas, no noroeste da Síria.

O Governo de Damasco e a oposição culparam-se mutuamente pelo ataque que fez mais de 80 mortos e centenas de feridos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA identificam preparativos de ataque químico na Síria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião