Draghi: “É preciso persistência na política monetária”

  • Lusa
  • 27 Junho 2017

Falando em Sintra, o presidente do BCE voltou a defender a necessidade de estímulos para assegurar uma recuperação económica duradoura e sustentável

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, defendeu que é preciso persistir na política monetária, pedindo prudência nos ajustamentos das medidas e mostrando-se confiante nos resultados a que tem levado na zona euro.

No discurso de abertura do segundo dia do Fórum do BCE em Sintra, Mario Draghi sublinhou a sua confiança de que a política monetária “é efetiva e que está a funcionar”. “Todos os sinais apontam para um fortalecimento e uma recuperação alargada da zona euro”, disse o responsável italiano.

Embora tenha admitido que ainda há fatores que estão a pesar na recuperação da inflação, mas que são “principalmente temporários” e que podem ser resolvidos com a política monetária do BCE, Draghi defendeu que ainda “é necessário um nível considerável de medidas acomodatícias para que as dinâmicas da inflação se tornem duradouras e sustentáveis”.

Por isso, o presidente do BCE sublinhou que “para garantir o regresso da inflação ao objetivo”, que é ficar próxima, mas abaixo, dos 2% no médio prazo, “é preciso persistência na política monetária“.

“E, finalmente, precisamos de prudência. À medida que a economia recupera temos de ser graduais quando ajustamos os parâmetros de política, para garantir que os nossos estímulos acompanham a recuperação enquanto reduzem as incertezas”, afirmou.

"À medida que a economia recupera temos de ser graduais quando ajustamos os parâmetros de política, para garantir que os nossos estímulos acompanham a recuperação enquanto reduzem as incertezas.”

Mario Draghi

Presidente do BCE

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Draghi: “É preciso persistência na política monetária”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião