Investimento em certificados do Tesouro cresce 25% em 2017

O montante das aplicações em certificados do Tesouro aumentou em 314 milhões de euros, em maio, o que eleva para mais de 1.800 milhões o valor captado desde o início do ano.

Os certificados do Tesouro continuam a ser o produto de poupança do Estado que mais dinheiro capta. Em maio, o montante aplicado neste produto aumentou em 314 milhões de euros, elevando para 1.864 milhões de euros, o valor angariado desde o início do ano. Ou seja, 25% acima do valor captado no mesmo período do ano passado, mostram dados do boletim estatístico mensal do Banco de Portugal.

O aumento das aplicações em certificados do Tesouro contrasta com o desinvestimento que os aforradores portugueses têm feito nos certificados de Aforro. O valor aplicado no mais antigo produto de poupança para o retalho do Estado voltou a diminuir em maio, pelo sétimo mês consecutivo. No total, as aplicações em certificados de aforro emagreceram em 90 milhões de euros, o que eleva para 628 milhões de euros as perdas registadas por este produto desde o início do ano. Esta quebra contrasta com um aumento das aplicações verificada no mesmo período do ano passado.

No grande diferencial dos retornos oferecidos está a justificação para a forma como os portugueses estão a canalizar as suas poupanças para os dois produtos de poupança do Estado. A remuneração dos Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM) é praticamente imbatível quando comparada com a dos certificados de Aforro. Quem subscreve certificados de Aforro, em junho, pode contar com uma taxa de juro bruta de 0,67%, o que compara com uma remuneração de 1,25% no final do primeiro ano no caso dos CTPM. Esta remuneração sobe ainda mais para horizontes de investimento mais alargados, para atingir uma taxa média de 2,25% ao final de cinco anos.

Não será por isso de estranhar que o montante global investido em CTPM tenha ultrapassado o dos certificados de Aforro, o que aconteceu em março deste ano. De acordo com os dados do Banco de Portugal, as aplicações em CTPM ascendiam a 13.145 milhões de euros no final do mês de maio. Este valor compara com os 12.294 milhões que estavam alocados a certificados de aforro na mesma altura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investimento em certificados do Tesouro cresce 25% em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião