António Costa: Fogo terá atingido a estrada de forma “inusitada e rápida”

  • Rita Atalaia
  • 20 Junho 2017

Esta é a explicação que a GNR deu ao primeiro-ministro para o que aconteceu em Pedrógão Grande. António Costa diz à TVI que o incêndio surpreendeu as vítimas e autoridades.

O primeiro-ministro diz que já tem a resposta por parte da GNR sobre o que aconteceu em Pedrógão Grande: o fogo terá atingido a estrada “de forma inesperada e repentina”. Uma explicação que é “consonante” com a descrição que foi feita no domingo pelas autoridades e populares. “Vamos aguardar por um esclarecimento final”, pede António Costa, que reitera a sua confiança na ministra da Administração Interna e na cadeia de comando.

“O fogo atingiu esta estrada de forma inesperada e repentina, surpreendendo todos. Desde as vítimas às autoridades”, afirma o primeiro-ministro numa entrevista à TVI 24, citando a explicação da GNR. Por ter sido uma situação “repentina” e “inusitada”, não houve qualquer “instrução específica para o encerramento daquela via”, avança António Costa.

O primeiro-ministro pediu esclarecimento urgente sobre o funcionamento da rede de SIRESP no incêndio de Pedrógão Grande e sobre os motivos da ausência de encerramento da estrada nacional 236-I, onde ocorreu um elevado número de mortes.

O primeiro-ministro aproveitou para reforçar a sua confiança na ministra da Administração Interna. “Tem sido uma excelente ministra. Não só nesta área, como no conjunto das áreas na sua tutela”, diz, elogiando a forma como a Constança Urbano de Sousa tem enfrentado esta situação. “Tenho uma grande admiração por todos os meus ministros.”

Mantenho a confiança na cadeia de comando e assim manterei até estas circunstâncias estarem concluídas. Se, no final, houver responsabilidade teremos que tirar consequências, mas até ao momento não tenho evidência de que tenha havido qualquer falha na cadeia de comando”, afirmou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa: Fogo terá atingido a estrada de forma “inusitada e rápida”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião