Revista de imprensa internacional

  • Marta Santos Silva
  • 19 Junho 2017

Após as eleições, França vai ter novo Governo. Em Londres, um ataque perto de uma mesquita matou uma pessoa. Na Síria, os EUA abateram um jato do regime. Leia aqui as cinco notícias que marcam o dia.

O rescaldo das eleições legislativas francesas — com vitória para Emmanuel Macron — e um ataque em Londres que pode ser um atentado terrorista marcam a atualidade mundial esta terça-feira. No Médio Oriente, os Estados Unidos abateram pela primeira vez um jato do regime sírio, num ataque tem gerado contestação. Entretanto, em Paris, a Boeing desvenda que prepara um novo avião, e na América do Sul a Venezuela luta para se escapar a sanções condenatórias do seu regime. Saiba o que marca a atualidade mundial esta segunda-feira.

BBC

Suspeito detido após ataque com carrinha perto de mesquita em Londres

Um homem foi detido após ter conduzido uma carrinha contra pessoas que saíam de uma mesquita à meia-noite em Londres, na madrugada desta segunda-feira. O suspeito de 48 anos foi detido e a primeira-ministra Theresa May afirmou que o atropelamento, que matou uma pessoa e feriu outras dez, está a ser investigado como “um potencial ataque terrorista”. Uma testemunha que falou à BBC disse que o atacante afirmou querer “matar todos os muçulmanos”. Leia a notícia completa na BBC. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Bloomberg

Boeing vai criar o seu primeiro avião novo desde 2013

Após quase quatro anos sem um novo jato, a Boeing assinalou que o 737 de um corredor deverá ter uma atualização. A atualização Max 10, anunciada esta segunda-feira no Paris Air Show, servirá para competir com o maior modelo de corpo estreito da rival Airbus. Segundo a Bloomberg, companhias aéreas como a United Airlines ou a indiana Spicejet são algumas das que deverão fazer negócio na exposição aérea parisiense. Leia a notícia completa na Bloomberg. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Le Monde

Novo Parlamento e também novo Governo em França após maioria para Macron

Esta segunda-feira, o primeiro-ministro nomeado pelo presidente Emmanuel Macron deverá apresentar a demissão do seu Governo e formar um novo. A demissão é protocolar e não se espera que as principais pastas mudem de mãos: afinal, Edouard Philippe só formou Governo há cerca de um mês, mas as eleições legislativas, embora tenham resultado numa maioria para o movimento fundado por Macron há cerca de um ano e meio, pedem uma pequena remodelação. A vitória de Macron não foi tão grande como era esperado de acordo com as sondagens, e a abstenção atingiu um máximo histórico. Leia a notícia completa no Le Monde. (Conteúdo em francês / Acesso gratuito)

El País

Venezuela tenta fugir a uma sanção da Organização dos Estados Americanos

A crise venezuelana volta a pô-la como possível alvo de sanções na Organização dos Estados Americanos (OEA), o que levou o país a procurar aliados antes da Assembleia Geral desta terça-feira, junto dos países das Caraíbas. Catorze países, apoiados pelos Estados Unidos, pretendem condenar o Governo de Nicolás Maduro. Tanto o bloco constituído pelo Peru, pelo Canadá, pelos EUA e pelo México como o dos países caribenhos pretendem que cesse imediatamente a violência na Venezuela, mas o primeiro pretende que o país dissolva a Assembleia Nacional Constituinte. A Venezuela tenta, assim, aliar-se aos segundos. Leia a notícia completa no El País. (Conteúdo em espanhol / Acesso gratuito)

Reuters

EUA abatem jato do exército sírio na província de Raqqa

Um avião dos Estados Unidos abateu um jato do exército sírio este domingo. Para Washington, o avião tinha bombardeado um território próximo de forças apoiadas pelos Estados Unidos. Já o regime sírio defende que o avião sírio estava a atacar militantes do Estado Islâmico. O exército sírio afirmou que o piloto está desaparecido. É o primeiro ataque deste género desde que o conflito começou em 2011. Leia a notícia completa na Reuters. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião