Fitch melhora perspetiva e deixa Portugal perto de sair do “lixo”

Tal como Mário Centeno antecipava, a Fitch melhorou para "positiva" a perspetiva da dívida nacional. Mas será necessário esperar pelo menos até dezembro para uma subida do rating luso.

A Fitch reviu em alta a sua perspetiva para a dívida portuguesa. A agência de notação financeira abre assim a porta à possibilidade de Portugal poder sair do “lixo” nos próximos meses. Apesar de ainda manter a dívida nacional em nível especulativo, a Fitch mudou a sua perspetiva, de “estável” para “positiva”, nesta sexta-feira.

Segundo a Bloomberg, que cita o relatório, o défice de Portugal deverá cair para 1,4% do PIB em 2018. A dívida deverá cair para 126% do PIB no mesmo ano. Até 2026, este valor deverá reduzir-se até aos 111%. Para este ano, a agência de notação financeira diz que o crescimento económico deverá atingir os 2%, desacelerando para 1,6% em 2018.

Os progressos da economia portuguesa começam a ser vistos com melhores olhos pelas agências de notação financeira. Este sinal positivo acontece no mesmo dia em que o Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) formalizou a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo, e em que Mário Centeno previu a possibilidade de uma melhoria da avaliação da dívida nacional pela Fitch.

“Portugal efetuou um movimento de viragem impressionante alicerçado no crescimento equilibrado e inclusivo”, disse o ministro das Finanças em reação a estas informações. “Após a deliberação do Conselho da União Europeia, a decisão da Fitch surge em linha com a acumulação de indicadores que atestam a trajetória de melhoria substancial da economia portuguesa”, acrescentou Mário Centeno.

Apesar deste sinal positivo para os mercados, será necessário esperar até pelo menos ao final do ano para que esta agência de rating possa retirar a dívida soberana nacional do nível de “lixo”. O rating atribuído por esta agência de notação financeira a Portugal, mantém-se em BB+, o primeiro nível de “lixo”. Só a 15 de dezembro, data prevista no calendário da agência de rating para uma revisita à dívida nacional, pode ocorrer uma eventual alteração da classificação da dívida soberana nacional.

Atualmente, apenas a DBRS classifica a dívida nacional com grau de investimento, atribuindo uma classificação de BBB (baixo), com um outlook estável. Já a Moody’s é a próxima agência de rating a rever a avaliação da dívida soberana nacional: a 1 de setembro.

Por tópicos:

  • O outlook atribuído pela Fitch evoluiu de “Estável” para “Positivo”, um primeiro passo para a melhoria da notação dada à dívida pública portuguesa, atualmente no patamar especulativo — vulgo “Lixo”.
  • A agência prevê que a economia portuguesa cresça 2% este ano e desacelere em 2018, altura em que deverá crescer 1,6%.
  • Para a Fitch, a dívida pública portuguesa deverá recuar para 126% do PIB em 2018, e 111% do PIB em 2026.
  • A agência de notação antevê ainda que o défice do país caia para 1,4% em 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fitch melhora perspetiva e deixa Portugal perto de sair do “lixo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião