AIE: Oferta de petróleo fora da OPEP mantém preços baixos

  • Rita Atalaia
  • 14 Junho 2017

EUA, Brasil, Canadá e outros países fora da OPEP vão continuar a aumentar a produção de petróleo. De tal forma, que vai superar a procura pela matéria-prima e manter os preços baixos.

A oferta de petróleo vai continuar a aumentar nos produtores fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Um aumento que vai superar a procura pela matéria-prima em 2018, o que não acontecia desde 2014, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE). Isto contraria os esforços do cartel para reduzir a produção e mantém os preços baixos. As cotações do “ouro negro” estão a cair perto de 1%.

A AIE afirma que produtores como os EUA, Brasil ou Canadá vão aumentar a produção no próximo ano para o nível mais elevado em quatro anos. Um aumento que vai superar o crescimento da oferta. Esta perspetiva está a pressionar a cotação do “ouro negro”. O Brent, negociado em Londres, está a cair 1,01% para 48,23 dólares. O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, recua 1,18% para 45,91 dólares.

Brent está a recuar mais de 1%

Fonte: Bloomberg

O crescimento da procura global pela matéria-prima vai acelerar em 2018, para 1,4 milhões de barris por dia, graças à expansão da China e da Índia. A procura vai, por isso, superar os 100 milhões de barris por dia pela primeira vez no último trimestre do próximo ano.

Mas a oferta fora da OPEP também vai crescer ainda mais rapidamente. A produção dos países fora do cartel vai acelerar 1,5 milhões de barris por dia, com metade deste crescimento a vir dos EUA. A última vez que o crescimento da oferta destes países superou o aumento da procura foi em 2014, quando os preços tombaram 46%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AIE: Oferta de petróleo fora da OPEP mantém preços baixos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião