EDP tem maior queda num mês. Lisboa cai

O setor energético penalizou a praça lisboeta no começo desta semana. A EDP não desvalorizava tanto praticamente há um mês. BCP e Pharol subiram.

As ações da EDP EDP 0,00% desvalorizaram 3% na primeira sessão desta semana, uma queda até mais expressiva do que a registada quando foram realizadas buscas na sede da empresa que viu o seu presidente executivo ser constituído arguido. As cotadas do setor energético acabaram por arrastar o PSI-20 PSI20 0,00% para um resultado negativo. Em sentido contrário estiveram as ações do BCP.

EDP perde 3% na pior sessão num mês

Desde 15 de maio que os títulos da elétrica nacional não caíam tanto. As ações da EDP — empresa liderada por António Mexia, que é arguido no caso dos CMEC — tombaram 3,09% para os 3,17 euros por título. A descida foi acompanhada pelas restantes elétricas cotadas: a EDP Renováveis EDPR 0,00% caiu 0,27% para os 6,95 euros por ação, a Galp Energia GALP 0,00% desvalorizou 0,26% para os 13,50 euros por título e a REN RENE 0,00% baixou 1,53% para os 2,83 euros por ação.

O setor energético acabou por penalizar os resultados da praça lisboeta que, depois de ter fechado a semana passada em terreno positivo, voltou a desvalorizar esta segunda-feira. O PSI-20 caiu 0,77% para os 5.258 pontos. O índice português seguiu a trajetória de queda das praças europeias: o Stoxx 600 desvalorizou 0,94%.

As subidas do BCP e da Pharol PHR 0,00% (que ganhou 1,69% para 30 cêntimos) não foram suficientes para evitar a queda do PSI-20. O banco liderado por Nuno Amado valorizou 1,36% para os 23,8 cêntimos, seguindo a trajetória da sexta-feira passada em que o BCP subiu 4,59% – a maior subida desde 4 de maio. Esta segunda-feira o banco revelou, em comunicado enviado à CMVM, que o Norges Bank reforçou a sua posição. Detém agora uma participação de 2,645% no capital social do BCP.

Ainda na banca, o BCP é visto como o plano B para o Montepio caso a Misericórdia de Lisboa não avance. Os investidores estão neste momento expectantes face à entrada de um novo acionista e também na transformação das unidades de participação em ações, com a passagem a sociedade anónima. Depois das desvalorização da semana passada, as unidades de participação do Montepio MPIO 0,00% subiram 1,27% esta segunda-feira para os 47,9 cêntimos.

A penalizar a bolsa lisboeta estiveram ainda as ações dos CTT, da Mota Engil e da Navigator. O banco dos correios anunciou esta segunda-feira que cortou o spread da casa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP tem maior queda num mês. Lisboa cai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião