Cinco coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Em semana de feriados, os mercados nacionais não vão passar por grandes eventos. Hoje será dia de estatísticas: o INE divulga a inflação, a OCDE revela o indicador compósito avançado.

Os mercados reagem hoje à primeira volta das legislativas francesas. Do lado das estatísticas, ficamos a conhecer a evolução da inflação mês de maio, em Portugal, e o indicador compósito avançado para os países da OCDE, que antecipa sinais de viragem nos ciclos económicos. Lá fora, os Estados Unidos revelam as contas orçamentais.

Mercados reagem às legislativas francesas

Os franceses voltaram às urnas este domingo, desta vez para elegerem o novo Governo. Com as eleições no Reino Unido em “pano de fundo”, os mercados irão esta manhã reagir aos resultados da primeira volta das legislativas em França, que deram a vitória ao partido de Emmanuel Macron. No dia 18 de junho, terá lugar a segunda volta das eleições.

INE revela evolução da inflação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o índice de preços no consumidor relativo a maio. No mês anterior, a taxa de inflação em Portugal fixou-se nos 2%, o ritmo mais acelerado dos últimos quatro anos, que ficou a dever-se ao impacto das férias da Páscoa sobre o setor do turismo.

A economia está a virar?

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) divulga, esta segunda-feira, o indicador compósito avançado para os países da organização, relativo a abril, um dado que serve para detetar sinais de viragem nos ciclos económicos. Em março, o indicador compósito para Portugal caiu pelo sétimo mês consecutivo, mantendo-se abaixo do valor de referência dos 100 pontos, fixando-se nos 99,91 pontos.

Investidores esperam subida dos juros nos EUA

A Reserva Federal norte-americana começa na terça-feira uma reunião que irá terminar no dia seguinte e os investidores vão começar a preparar-se para as declarações de Janet Yellen. A expectativa do mercado é que a Fed volte a aumentar a taxa de juro. Isto depois de, no mês passado, as minutas da última reunião da Fed terem dado conta de que os governadores pretendem diminuir os estímulos da política monetária e aumentar a taxa de juro em breve.

Tesouro norte-americano mostra contas

O Tesouro norte-americano divulga o balanço mensal do Orçamento dos Estados Unidos, relativo a maio, o que deverá influenciar o mercado da dívida norte-americana. Em abril, o país registou um saldo de 182 mil milhões de dólares, mas manteve o nível de endividamento inalterado, acima dos 19 biliões de dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cinco coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião