Galp e BCP seguram PSI-20 acima da linha de água

O índice bolsista nacional arrancou com ganhos ligeiros, num dia em que os pares europeus avançam e parecem desvalorizar o resultado das eleições no Reino Unido.

A bolsa nacional arrancou a sessão com ganhos muito ligeiros, com o avanço do BCP e da Galp Energia a conseguirem manter o índice PSI-20 acima da linha de água. A praça lisboeta acompanha o rumo seguido pelas pares europeias, que parecem passar ao lado do resultado eleitoral no Reino Unido que faz Theresa May perder a maioria no Parlamento e arrasta a libra para perda de 2%. A bolsa de Londres segue a valorizar acima de 1%.

O PSI-20 abriu a valorizar 0,03%, para os 5.241,7 pontos, apesar da maioria dos títulos estar em terreno negativo. O desempenho do índice bolsista nacional está a ser suportado pelo avanço dos títulos do BCP e da Galp Energia. As ações do banco abriram a somar 0,85%, para os 22,64 cêntimos, que recuperam assim de quatro sessões negativas consecutivas. Já as ações da petrolífera avançam 0,34%, para os 13,43 euros, seguindo em contraciclo com as cotações do petróleo que deslizam nos mercados internacionais.

O desempenho do PSI-20 está a ser travado pela quebra, apesar de ligeira, de alguns dos seus pesos pesados. É o que acontece com a EDP, cujas ações perdem 0,19%, para os 3,23 euros. Mas também com a Jerónimo Martins, que vê os seus títulos recuarem 0,11%, para os 17,60 euros. Também as ações da Nos não escapam ao vermelho, protagonizando uma desvalorização de 0,13%, para os 5,44 euros.

Na Europa, o arranque de dia está a ser marcado por ganhos, com o britânico Footsie a comandar as subidas. O índice de referência da bolsa de Londres avança 1,06%, para os 7.530 pontos, com os investidores a não parecerem preocupados com o resultado eleitoral das eleições gerais do Reino Unido. “Uma vitória minoritária dos Conservadores ou um resultado indefinido aumentaria, segundo alguns investidores, a incerteza política mas por outro lado aumentaria a probabilidade de uma postura mais conciliante do Reino Unido no processo de saída da UE, a denominada Soft Brexit”, diz o BPI no seu diário de bolsa.

(Notícia atualizada às 8 horas e 25 minutos, com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp e BCP seguram PSI-20 acima da linha de água

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião