Localização do escritório importa? Cada vez mais

  • ECO + JLL
  • 8 Junho 2017

Para Sofia Tavares, Consultora Sénior de Corporate Solutions da JLL, o escritório de uma empresa é muito mais do que as suas instalações operacionais.

Hoje em dia, um escritório pode ser um excelente cartão-de-visita, o reflexo da identidade e da cultura empresarial de uma organização e também um espaço que pode ter um impacto muito positivo na motivação e produtividade dos colaboradores.

Verificamos, por isso, que cada vez mais as empresas têm uma grande preocupação com tudo o que engloba ‘encontrar um novo escritório’. Naturalmente que o valor da renda importa, mas encontrar um espaço funcional numa boa localização são fatores que adquirem um peso cada vez mais preponderante na procura.

Decidir a localização de uma empresa e o tipo de espaço que pretende ocupar nunca foi tão importante. Requer identificar os requisitos corporativos, consultar os stakeholders, avaliar potenciais localizações e espaços, visitar locais e negociar as melhores condições.

A localização e a qualidade do espaço, seja a nível técnico seja a nível de eficiência e conforto, desempenham um papel crucial na atração e retenção dos melhores colaboradores, preocupados em conseguir um maior equilíbrio entre a sua vida profissional e privada. As boas decisões nestas matérias podem impulsionar o desempenho de uma empresa e a produtividade dos seus colaboradores.

São processos com alguma complexidade, mas que podem decorrer de modo simples, desde que sejam conduzidos por especialistas.

O recurso a empresas especializadas é, aliás, muito comum fora de Portugal e as operações desta natureza que acontecem no nosso país derivam, por vezes, de obrigações que as empresas estabelecem a nível internacional. No entanto, as empresas tendem, cada vez mais, a focar-se no seu negócio, delegando em especialistas a componente imobiliária.

Seja para encontrar um novo escritório, renegociar as condições contratuais, analisar o portefólio e definir estratégias a adotar, os consultores representam e defendem os interesses da empresa desde o início ao fim do processo, encontrando a solução imobiliária mais adequada com a melhor relação qualidade-preço.

Ao longo dos últimos anos, a JLL representou dezenas de empresas nacionais e internacionais a encontrar as melhores estratégias para o seu imobiliário.

A opinião de Sofia Tavares Consultora Sénior de Corporate Solutions na JLL.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Localização do escritório importa? Cada vez mais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião