Santander estuda aumento de capital para compra do Popular

O Santander está a estudar a possibilidade de avançar com um aumento de capital no valor de 5.000 milhões de euros para mitigar os impactos da eventual compra do banco Popular.

O Santander estará a estudar a possibilidade de avançar com um aumento de capital de mais de 5.000 milhões de euros caso decida fazer uma oferta para a compra do banco Popular, avança a Bloomberg. A instituição de Ana Botín poderá vender ações como forma de reduzir o impacto que a incorporação do banco espanhol pode ter no seu capital.

Emilio Saracho está numa corrida contra o tempo para melhorar os resultados do Popular, procurando um comprador ou, em contrapartida, avançando também ele com uma venda de ações, caso não consiga encontrar um. A Bloomberg cita agora “fontes familiarizadas com o assunto” para indicar que uma venda de ações do Santander permitirá mitigar a pressão que os ativos tóxicos do Popular poderão, eventualmente, exercer sobre o capital do banco.

A agência sublinha que ainda não existe uma decisão final da parte do Santander relativamente à compra, ou como a mesma será financiada. A última vez que o dono do Totta no mercado nacional aumentou capital foi no início de 2015, com a venda de 7,5 mil milhões de euros em ações. Do lado do Popular, a instituição garante que se mantém com liquidez, mas tem vindo a desfazer-se de ativos para isso. Os mais recentes foram a posição no Targobank e uma parcela minoritária na Merlin Properties Socimi.

Recorde-se que, na última sexta-feira, a Bloomberg avançou também que o Popular se iria reunir com o Banco Central Europeu (BCE) esta terça-feira para pedir ajuda, nomeadamente um empréstimo adicional para reforçar a liquidez face à deterioração do crédito e aos resgates de depósitos. Para já, não há informação sobre o que ficou decidido nesse encontro, que decorreu em Frankfurt entre o presidente do banco e o administrador Ignacio Sánchez-Asiaín, com representantes do BCE.

Popular assiste a hemorragia na bolsa

O Popular caiu 6,21% na Bolsa de Madrid esta terça-feira, continuando uma série de oito sessões de perdas que levaram a uma redução de mais de mil milhões de euros na sua capitalização bolsista. Com esta descida, as ações do ficaram em 31,7 cêntimos, um mínimo histórico para a instituição. Na segunda-feira, as ações do banco tinham fechado a cair 18% e na sexta-feira terminaram com uma descida de 17,4%. Desde o início da semana passada, as perdas chegaram já aos 53%.

Após oito sessões consecutivas de descidas, a capitalização bolsista do banco está agora reduzida a 1.330 milhões de euros, a mais baixa de todo o IBEX 35, o principal índice da Bolsa de Madrid. O governador do Banco de Espanha, Luís Linde, recusou pronunciar-se sobre a situação do Popular, quando foi questionado sobre o assunto numa comissão do Senado. “Não posso dizer nada. Não é o momento nem venho preparado para isso”, afirmou.

(Notícia atualizada às 19h42 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santander estuda aumento de capital para compra do Popular

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião