Bankia desiste. Santander é o único na corrida ao Popular

O Bankia, o único banco a apresentar uma proposta de compra do Popular com o Santander, retirou-se da corrida com receio de encontrar um buraco. As ações do Popular caem a pique.

Era uma corrida a dois, mas o Bankia quebrou na resistência e deixou o Santander ir à frente sozinho. O balanço positivo do Santander dá-lhe mais segurança para enfrentar possíveis desajustes na avaliação do valor do Popular, contudo, não é certo que vá acabar por fechar a negociação. Na bolsa, o Popular também baixa a popularidade, a registar esta sexta-feira uma queda de 27% para os 0,365 euros.

No passado dia 16 só o Santander e o Bankia apresentaram propostas concretas para a compra do Popular. Mas à dificuldade em avaliar o valor do banco disputado, graças aos mais de 40.000 imóveis que não se sabe quanto pesam no balanço, acresce o risco de exigências da parte dos investidores que lá injetaram capital há cerca de um ano.

E assim, o Bankia reviu a sua posição e desistiu da corrida. A folga financeira do Santander dá-lhe a margem de que precisava para chegar à meta. Porém, o banco de Ana Botín exige uma rentabilidade entre os 14% e os 16%, avança o El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol), pelo que dados mais concretos em relação ao valor do Popular serão necessários para fechar um acordo.

Foram vários os interessados que, entretanto, já se haviam afastado da corrida. O BBVA pelos mesmos motivos: a falta de informação. O Caixabank quis concentrar-se na integração do BPI.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bankia desiste. Santander é o único na corrida ao Popular

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião