Jantar com Le Pen? Basta dar 75.000 euros para a campanha

Marine Le Pen lançou uma página de angariação de fundos para eleições parlamentares, propondo "empréstimos patrióticos" aos eleitores. Dependendo do valor, existem vários prémios. Até um jantar.

Depois da derrota nas presidenciais, Marine Le Pen candidata-se ao parlamento francês mas precisa de um “empréstimo patriótico“. Os eleitores que decidam contribuir para a campanha vão ser compensados pela própria candidata. Uma doação superior a 75.000 euros dá direito a um jantar com a candidata, mas os menos generosos podem ainda receber uma carta de agradecimento.

As eleições parlamentares terão lugar nos dias 11 e 18 de junho. A Frente Nacional está na linha da frente… dos métodos de financiamento. A página de angariação de fundos explica: “Os bancos não emprestam à Frente Nacional” e, portanto, os eleitores que queiram ver a sua voz “ouvida nas eleições legislativas”, poderão investir nesta campanha e ter mais tarde o retorno: democrático, monetário e ainda com “vantagens exclusivas”.

As contribuições dos eleitores são chamadas “empréstimos patrióticos” e podem ser feitas online. Os “patrocinadores” receberão depois um contrato do empréstimo que, de acordo com o site, tem condições “mais vantajosas do que muitos investimentos financeiros”. O tesoureiro do partido, Wallerand Saint-Just, estará por detrás de todo o processo.

Le Pen apresenta a campanha aos eleitores num vídeo na página

Mas as promessas não ficam por aqui. Existe ainda referência às “vantagens exclusivas” que os eleitores obterão consoante o valor da doação. Todos terão direito a receber uma carta de agradecimento assinada por Marine Le Pen e um certificado atestando o reconhecimento da sua ação cívica pela Frente Nacional. Doações acima de 15.000 euros dão acesso a um evento de prestígio com a presença da candidata. Àqueles que ultrapassem a fasquia dos 75.000 euros, Le Pen promete partilhar a mesa num jantar exclusivo.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jantar com Le Pen? Basta dar 75.000 euros para a campanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião