Banco Popular vai pedir ajuda ao BCE

O Popular irá reunir com o BCE na próxima terça-feira para encontrar soluções que reforcem a sua liquidez. Deverá começar por pedir um empréstimo adicional ao banco central.

O Banco Popular vai reunir com o Banco Central Europeu na próxima terça-feira para discutir soluções para reforçar a liquidez devido aos resgates dos depósitos e deterioração do crédito, avançou a Bloomberg esta sexta-feira. A agência cita “pessoas familiarizadas com o assunto” que indicam que o banco pode solicitar um empréstimo adicional para ganhar liquidez. Caso não o obtenha, pedirá apoio do regulador europeu da banca para dirigir as decisões dos administradores.

A notícia surge numa altura em que o banco procura um comprador e corre contra o tempo para vender ativos. Ao mesmo tempo, só nas duas últimas sessões, as ações do Popular perderam um terço do seu valor. Nas semanas recentes, a venda do Targobank e de uma participação na empresa de imobiliário Merlin Properties Socimi rendeu pelo menos 209 milhões de euros à empresa de Emilio Saracho.

Ainda esta sexta-feira se soube que o Bankia desistiu da corrida à compra do Popular, permanecendo apenas o Santander como bem posicionado para o negócio. Uma das razões que pesa na compra é o grande portefólio de ativos problemáticos no valor de 37 mil milhões de euros, recorda a agência. Contactado, o Popular não quis comentar estas informações.

Os bancos podem pedir financiamento ao banco central mediante a apresentação de ativos que serão aceites como colateral. O BCE aplica um desconto sobre o preço desses ativos no mercado, incluindo o rating desses ativos.

(Notícia atualizada às 20h37 com mais informação.)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Popular vai pedir ajuda ao BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião