Luz Saúde compra British Hospital

A dona do Hospital da Luz, controlada pela Fidelidade, da Fosun, adquiriu a totalidade do British Hospital esta quarta-feira.

A empresa liderada por Isabel Vaz, que é detida pela Fidelidade, da Fosun, adquiriu as sociedades do British Hospital que detêm o British Hospital Torres de Lisboa, o British Hospital Saldanha Microcular e o British Hospital Management Care (integrado no campus das Torres de Lisboa), segundo o comunicado enviado pela Luz Saúde à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A aquisição está dependente da autorização da Autoridade da Concorrência. No comunicado, a Luz Saúde não refere qual é o valor da transação.

Segundo a empresa que detém o Hospital da Luz, o British Hospital das Torres de Lisboa “é a unidade de saúde de maior dimensão do Grupo British Hospital, dispondo de 46 camas, 3 salas de bloco e 34 gabinetes de consulta”, tendo realizado cerca de 75.000 consultas e 4.400 cirurgias em 2016.

A Luz Saúde — empresa detida pela Fidelidade desde 2014, após a queda do Grupo Espírito Santo — alarga assim o seu leque de investimentos na área, depois de ter lucrado menos e da dívida ter crescido no ano passado. A empresa lucrou menos num ano em que aumentou a despesa com os investimentos na expansão da rede. Em 2016, entre compras e obras de ampliação, gastou 54 milhões, o que fez crescer o montante em dívida para mais de 200 milhões de euros.

No ano passado, a Luz Saúde adquiriu o Hospital da Luz Guimarães, o Hospital do Mar Gaia e começou a construção de uma nova unidade em Vila Real. Já em março deste ano, a empresa da Fosun comprou 81,14% do capital da empresa que explora a “Clínica de Santa Catarina” e “Policlínica do Caniço” duas unidades privadas de saúde no Funchal.

(Atualizado às 18h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luz Saúde compra British Hospital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião