Galp alinha Lisboa com ganhos na Europa

Novabase negoceia sem dividendo e afunda mais de 7%. Ainda assim, a sessão arranca com ganhos em Lisboa e nas principais bolsas do Velho Continente.

A bolsa nacional está de novo na rota dos ganhos, depois de uma sessão com variação “nula”. O arranque positivo está a ser alimentado sobretudo pela Galp, cujos títulos acompanham as valorizações dos preços petrolíferos. Lisboa acompanha os ganhos na Europa.

O PSI-20, o principal índice português, avança 0,37% para 5.231,59 pontos. Destaques positivos para os pesos pesados nacionais: a Galp valoriza 0,74% para 14,22 euros, num dia positivo no mercado petrolífero perante a expectativa de que a OPEP vai prolongar os cortes da produção. Ao mesmo tempo que a a EDP e a EDP Renováveis alcançam subidas de 0,2% e 0,3%, respetivamente.

“Os investidores aguardam com expectativa pela realização da reunião da OPEP agendada para hoje, tendo os economistas do Barclays referido que a extensão do corte da produção de petróleo, que tem como intuito impulsionar os preços desta matéria-prima, deverá ser por mais nove meses”, referem os analistas do BPI no Diário de Bolsa.

"Os investidores aguardam com expectativa pela realização da reunião da OPEP agendada para hoje, tendo os economistas do Barclays referido que a extensão do corte da produção de petróleo, que tem como intuito impulsionar os preços desta matéria-prima, deverá ser por mais nove meses.”

BPI

Diário de Bolsa

Estão quatro cotadas a negociar em terreno negativo: Mota-Engil, Jerónimo Martins, Caixa Económica Montepio Geral e Novabase. Neste último caso, a tecnológica liderada por Luís Paulo Salvado vê os títulos afundarem 7,21% para 2,97 euros, perante o destaque do dividendo de 12 cêntimos.

Lá por fora, é um despertar positivo que observam os principais índices do Velho Continente. Em Madrid, o Ibex-35 apresenta ganhos de 0,6%, sendo o principal destaque desta manhã. Também as praças de Paris, Frankfurt e Londres registam altas entre 0,2% e 0,4%.

Isto acontece depois de a bolsa norte-americana ter fechado esta quinta-feira em máximos históricos. Foram os casos do índice de referência mundial S&P 500 e do tecnológico Nasdaq.

(Notícia atualizada às 8h24)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp alinha Lisboa com ganhos na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião