5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Marta Santos Silva
  • 25 Maio 2017

Num dia que vai ser marcado pela reunião da OPEP, que fará certamente oscilar os preços do petróleo, também ficamos a saber sobre o preço das casas dos portugueses e o impacto das minutas da Fed.

Todos esperam que a OPEP decida prolongar os cortes na produção de petróleo, o que deverá dar uma ajuda às energias no mercado nesta quinta-feira. Dentro de fronteiras, ficamos a saber quanto custam as casas, de acordo com os bancos, e se o Governo está a cumprir o Orçamento do Estado para este ano, pelo menos até agora. As minutas da Fed, divulgadas ontem, também prometem condicionar os mercados nesta sessão.

Avaliação bancária das casas continuará a recuar?

Esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística divulga o seu Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação relativo a abril de 2017. No mês passado, os dados surpreenderam: março registou o primeiro recuo num ano, embora fosse ligeiro e mantivesse este indicador em máximos de 2011. Segundo o INE, a queda de março deveu-se a uma diminuição no preço médio das moradias, enquanto os apartamentos aumentaram um pouco. E em abril, como evoluiu este indicador?

OPEP decide se prolonga os cortes na produção

Delegados da OPEP que incluem o ministro da Energia da Arábia Saudita vão encontrar-se numa reunião formal em Viena esta quinta-feira para falarem sobre a possibilidade de prolongar os cortes na produção de petróleo que têm ajudado à recuperação dos preços da matéria-prima. Também os produtores que não pertencem à OPEP participarão em conversações sobre estes cortes. Os mercados já antecipam que seja anunciado um prolongamento do corte. A dúvida é por quanto tempo.

Minutas da Fed devem abanar abertura dos mercados

A Reserva Federal dos Estados Unidos prevê um aumento da taxa de juro para breve, de acordo com as minutas da última reunião da Fed divulgadas ontem. Poderá ser já a 13 e 14 de junho que chegam essas mudanças, na próxima reunião, embora os governadores tenham deixado uma palavra de alarme sobre a desaceleração da economia norte-americana neste primeiro trimestre. Esta quinta-feira, além de sabermos o impacto destas notícias nos mercados, também vamos ter mais dados para conhecer a evolução da economia norte-americana, incluindo a divulgação dos números semanais dos pedidos de subsídio de desemprego.

Vítor Constâncio fala em Lisboa

O vice-presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio, vai estar em Lisboa esta quinta-feira para falar sobre economia monetária. É no Instituto Superior de Economia e Gestão que se espera uma palavra deste antigo presidente do Banco de Portugal, dirigida aos estudantes do mestrado em Economia Monetária e Financeira.

O Governo está a cumprir o Orçamento?

Já passou o primeiro trimestre e saem agora os dados relativos a abril: a Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga esta quinta-feira a síntese de execução orçamental relativa ao quarto mês do ano. Agora que o ano começa a avançar, já é possível recolher pistas sobre a forma como o Governo está a cumprir (ou não) as dotações previstas no Orçamento do Estado, e antecipar possíveis fraquezas para o resto do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião