WordCamp: Comunidade portuguesa de WordPress reúne este fim de semana

O ISCTE recebe este sábado e domingo mais uma edição do WordCamp, o encontro anual da comunidade portuguesa de WordPress. Plataforma já serve de base a 27% da web.

Estima-se que a plataforma WordPress já sirva de base a 27% de todos os websites existentes na internet. Aliás, o ECO é um exemplo. Trata-se de uma solução gratuita, intuitiva e de código aberto, desenvolvida por programadores em todo o mundo. E, este fim de semana, é a comunidade portuguesa que se reúne.

O WordCamp Lisboa 2017 decorre este sábado e domingo, nas instalações do ISCTE. São esperados 300 profissionais e entusiastas da plataforma, em dois dias de intervenções e workshops de partilha de conhecimentos. Tecnologia e muita programação serão dois temas em cima da mesa, com a presença de alguns nomes de topo deste segmento tecnológico.

Uma plataforma ser de código aberto, como é o WordPress, significa que é feita com o contributo voluntário e descomprometido de utilizadores e programadores em todo o mundo. E algum desse código é também escrito em Portugal, por alguns dos participantes do WordCamp.

Ao ECO, Nuno Morgadinho, responsável pela organização do evento, explicou isso mesmo: “O WordPress é um software de código aberto e é utilizado por todos aqueles que o desejam, desde o mais simples blog até websites de grandes empresas e entidades mundiais, como a The New Yorker, Wired, TED, CNN, Time, Dow Jones, UPS, Fortune, Quartz.”

E sublinhou: “O WordCamp é aberto a todos os interessados em WordPress, desde veteranos a iniciados, desde utilizadores experimentados a profissionais. Desde aqueles que querem aprofundar os seus conhecimentos, como a novos utilizadores que procuram descobrir esta ferramenta. É um evento dinâmico e descontraído e uma forma simples e agradável de fazer parte de algo que ajuda a movimentar o mundo.”

Em cima da mesa este ano estarão temas como a segurança da plataforma, como pode ela ajudar a democratizar o comércio eletrónico e como a tornar ainda mais amiga do utilizador. Estão disponíveis mais informações e o programa no site do evento – “criado em WordPress”, é claro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

WordCamp: Comunidade portuguesa de WordPress reúne este fim de semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião