Chegou o Malta Files: há portugueses entre os donos das 50 mil empresas registadas

  • ECO
  • 19 Maio 2017

Telefónica, Mapfre, BMW, Lufthansa, Puma ou BASF são algumas das empresas com morada em Malta, adianta o El Mundo. Expresso vai revelar o nome dos portugueses envolvidos.

Chegou a vez dos Malta Files. Uma fuga de informação obtida pela revista Der Spiegel que reúne mais de 150 mil ficheiros mostra que os não residentes conseguem pagar em Malta os impostos mais baixos da União Europeia (5%) e que há portugueses envolvidos, garante o Expresso, que publica no sábado mais informação sobre o assunto.

Os documentos foram analisados pelo consórcio EIC (European Investigative Collaborations), do qual o Expresso e outros jornais internacionais fazem parte. Os Malta Files nascem dos milhares de ficheiros de uma empresa de serviços corporativos em Malta, a Credence Corporate & Advisory Services, e de uma versão melhorada do registo comercial de Malta obtida pelo media online The Black Sea, adianta o semanário português.

O espanhol El Mundo também faz parte do consórcio, e já traz novidades esta sexta-feira: em Malta, uma dúzia de empresas podem usar a mesma morada, os contactos não têm de aparecer na lista telefónica e não há qualquer pessoa disponível no horário de trabalho.

O jornal adianta ainda que Telefónica, Mapfre, BMW, Lufthansa, Puma ou BASF são algumas das empresas com morada em Malta. Para conseguir um ‘Ltd.’ — responsabilidade legal limitada — são precisas apenas 24 horas e um depósito mínimo de 1.200 euros. Em setembro, o registo de empresas maltesas contavam mais de 50 mil sociedades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chegou o Malta Files: há portugueses entre os donos das 50 mil empresas registadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião