Ulrich: Tendência de crescimento “está no princípio”

O chairman do BPI considera que quem anda pelo país sente que a economia está melhor. António Mexia partilha do mesmo otimismo, mas alerta que produtividade e investimento são fatores "essenciais".

Os administradores da EDP, BPI e Nos concordam numa coisa: o crescimento económico divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística é uma boa notícia. A economia portuguesa avançou 2,8% no primeiro trimestre deste ano. À margem do lançamento do movimento MUDA, os líderes dessas empresas consideraram que a aceleração da economia é o mais importante para Portugal, principalmente por ser um país pequeno e dependente da conjuntura externa.

“Os números do PIB são uma boa notícia para todos”, afirmou o presidente executivo da EDP, António Mexia, em declarações aos jornalistas após a criação do MUDA na sede da elétrica nacional. Mexia espera que essa trajetória se mantenha uma vez que “o mais importante para Portugal é o crescimento porque cria estruturalmente emprego, tal como a digitalização que falamos aqui hoje”.

Quem já sente esse crescimento no país é o chairman do BPI, Fernando Ulrich: “Andando pelo país sente-se que a economia está melhor”, declarou, destacando o caso do turismo em Lisboa e no Porto. Estes números dão “ânimo para o futuro e Portugal bem precisa de crescer”, defendeu. Questionado sobre se estes números são sustentáveis, Ulrich referiu que “há uma tendência de crescimento que está no princípio“. “Penso que nós estamos numa subida, numa aceleração do crescimento em Portugal”, concluiu, referindo que os défices “estão bem controlados”.

António Mexia defendeu também que a aceleração da economia está aí para ficar — apesar de reforçar a necessidade de reformas estruturais “fundamentais” — devido às várias coisas “muito positivas” que estão a acontecer em Portugal, nomeadamente a Web Summit. O presidente executivo da EDP argumentou que Portugal é “muito dependente” da conjuntura externa, mas que “a realidade externa atualmente favorece-nos, nomeadamente no que diz respeito às taxas de juro” baixas patrocinadas pelo Banco Central Europeu (BCE).

Do lado da Nos, o administrador João Ricardo Moreira também viu com “agrado” os números divulgados, demonstrando esperança para o futuro breve: “Estamos à espera que haja de facto uma continuidade e que trimestre após trimestre se consiga demonstrar que esses números são sustentáveis“. O administrador da empresa de telecomunicações assinalou a evolução da confiança dos consumidores como o mais importante.

“A confiança dos consumidores trará perspetivas mais otimistas”, afirmou, referindo que a economia portuguesa terá “certamente” de passar pelo digital. “A capacidade de um país geograficamente periférico conseguir estar no centro da economia e de conseguir inovar seguramente passa pelo digital“, argumentou. O mesmo destaque dado à economia digital para Portugal é feito por Fernando Ulrich. Porquê? Porque é o digital que dá a oportunidade às empresas portugueses para terem clientes e fornecedores em todo o mundo. Essa dimensão internacional, de um “país pequeno”, “é absolutamente indispensável para todos”, defendeu.

Já o líder da EDP destacou a produtividade e o investimento como fatores essenciais e disse que a EDP contribuirá para esses avanços: “Nós como maior investidor em Portugal e o maior investidor português no estrangeiro estamos obviamente a contribuir para esse crescimento”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ulrich: Tendência de crescimento “está no princípio”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião