Portugueses pedem 12 mil euros de crédito ao consumo por minuto

A procura de crédito ao consumo não para de crescer. Nos primeiros três meses do ano, os portugueses foram buscar ao banco mais de 1,5 mil milhões de euros com essa finalidade.

A economia portuguesa continua a surpreender pela positiva. Cresceu ao ritmo mais acelerado em quase uma década nos primeiros três meses do ano, uma evolução que se deveu em grande medida do crescimento das exportações, mas que assentou também na recuperação do consumo interno. Os números da concessão de crédito ao consumo contribuíram para essa tendência.

Só nos primeiros três meses do ano, os portugueses contrataram um total de 1,5 mil milhões de euros em empréstimos ao consumo. Tratou-se do valor mais elevado, em termos homólogos, dos últimos quatro anos. Este número significa que, em média, por dia foram concedidos 17,3 milhões de euros. Por cada minuto que passou, os portugueses pediram 12 mil euros em crédito a consumo.

Apesar de o crédito à habitação ser a categoria de empréstimos que mais cresce e mais peso tem na recuperação do financiamento à economia, os empréstimos ao consumo também têm registado elevados níveis de crescimento. O aumento da concessão de crédito ao consumo resulta em grande medida do aumento dos empréstimos para a compra de veículos automóveis.

Nos primeiros três meses do ano, os bancos e as financeiras disponibilizaram um total de 606,9 milhões de euros em empréstimos com essa finalidade. Este valor representa um aumento de 20% face ao financiamento que tinha sido concedido no mesmo período do ano passado. Em termos da nova concessão de crédito ao consumo, este segmento representou cerca de 40% do total.

A subida da concessão de crédito automóvel tem sido suportada pela aceleração das vendas de carros. Entre o início de janeiro e o final de março, foram vendidos em Portugal 70 mil carros, segundo indicam os números da ACAP, a associação que representa os operadores do setor. Este número representa um aumento de 2,9% face ao total de veículos vendidos no mesmo período do ano passado.

O aumento das vendas de carros e também do recurso ao crédito com essa finalidade, são ilustrativas da recuperação da confiança dos portugueses relativamente ao rumo da economia portuguesa, num período em que os números do emprego também apresentam melhorias.

"Basta olhar para a publicidade e para a prática da banca na concessão nomeadamente de crédito à habitação, e mesmo de crédito automóvel, para vermos que estamos a cometer os mesmos erros que antes da crise.”

Natália Nunes

Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Sobreendividado da Deco

Estes sinais têm também reflexo ao nível da concessão do crédito pessoal. Os números do Banco de Portugal indicam que nos primeiros três meses deste ano, os portugueses contrataram um total de 673,8 milhões de euros em créditos pessoais sem finalidade específica, para o lar, consolidado e outras finalidades. Ou seja, 12% acima dos valores registados no mesmo período do ano passado. Neste segmento de créditos cabem, por exemplo, empréstimos para a aquisição de eletrodomésticos ou de férias.

O aumento da concessão de crédito às famílias faz ressurgir o fantasma do incumprimento. Os últimos dados do Banco de Portugal indicam que nos primeiros três meses do ano, o incumprimento aumentou entre os particulares, pela primeira vez no último ano. Segundo Natália Nunes, coordenadora do Gabinete de Apoio ao Sobreendividado da Deco, a recente evolução da concessão de crédito às famílias são motivo de preocupação nesse âmbito. “Basta olhar para a publicidade e para a prática da banca na concessão nomeadamente de crédito à habitação, e mesmo de crédito automóvel, para vermos que estamos a cometer os mesmos erros que antes da crise”, disse recentemente a jurista ao ECO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses pedem 12 mil euros de crédito ao consumo por minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião