Atlantia lança OPA à Abertis. Oferece mais de 16 mil milhões

  • Rita Atalaia
  • 15 Maio 2017

É oficial. A italiana Atlantia lançou uma oferta pública de aquisição à espanhola Abertis. A empresa oferece 16,5 euros por cada ação, o que avalia a Abertis em mais de 16 mil milhões de euros.

A Atlantia lançou oficialmente uma oferta pública de aquisição (OPA) pela espanhola Abertis. A empresa italiana oferece mais de 16 mil milhões de euros, num negócio em dinheiro e ações que pode criar a maior operadora de autoestradas do mundo.

Nesta operação, cujos detalhes foram hoje conhecidos, a Atlantia oferece 16,5 euros por cada ação da empresa de infraestruturas. O preço fica ligeiramente acima do valor atual da ação da Abertis — recua 0,55% para os 16,34 euros — e 8% acima do valor de 18 abril, quando a Bloomberg avançou pela primeira vez que a Atlantia estava a considerar fazer uma oferta.

A compra da Abertis seria a maior aquisição interacional por parte de uma empresa italiana desde que a Enel comprou a Endesa em 2007. Se a OPA avançar, vai criar mais de 14 mil quilómetros de autoestrada entre Roma e Santiago, com uma receita anual de mais de dez mil milhões de euros.

"Ao longo das últimas semanas trabalhámos para criar uma oferta que fosse amigável e atrativa para todos os acionistas e para a gestão de ambas as empresas.”

Giovanni Castellucci

CEO da Atlantia

“Ao longo das últimas semanas trabalhámos para criar uma oferta que fosse amigável e atrativa para todos os acionistas e para a gestão de ambas as empresas”, afirma o CEO da Atlantia, Giovanni Castellucci, num comunicado. “Acreditamos ter alcançado esse objetivo”, acrescenta.

Segundo o jornal espanhol Expansión, caso a operação de concretize, a empresa valorizará cerca de 20% em relação à cotação média dos últimos seis meses. A La Caixa, como principal acionista da Abertis — detentora de 22% da empresa de infraestruturas — poderá assim converter-se num dos grandes acionistas da Atlantia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atlantia lança OPA à Abertis. Oferece mais de 16 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião