Jovem de 22 anos ajudou a travar ataque informático

  • ECO
  • 13 Maio 2017

Herói acidental é o nome que o The Guardian dá ao jovem britânico de 22 anos que ajudou a travar a propagação do vírus informático que atacou, na sexta-feira, empresas um pouco por todo o mundo.

Um jovem britânico com apenas 22 anos de idade conseguiu atrasar a propagação do vírus informático que na sexta-feira atacou empresas de todo o mundo.

O jornal The Guardian adianta na edição deste sábado que o herói acidental terá ativado uma funcionalidade que neutralizou o software Ransom WannaCry, com ajuda de Darien Huss, da empresa de cibersegurança Proofpoint.

O jovem investigador de cibersegurança que apenas é identificado como MalwareTech confessou que não sabia que ao registar o domínio que tinha comprado por cerca de dez euros, conseguiria travar o vírus. Por isso acrescenta: “foi acidental”.

 

A descoberta não chega a tempo de ajudar as inúmeras empresas que foram afetadas mas serviu para abrandar a propagação do mesmo, dando tempo a que potenciais vítimas atualizarem os seus sistemas operativos.

MalwareTech que prefere não revelar a sua identidade alertou que “isto não acabou. Os atacantes vã perceber como os paramos e irão recomeçar de novo”.

O ataque informático já foi classificado pela Europol como tendo atingido um “nível sem precedentes”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jovem de 22 anos ajudou a travar ataque informático

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião