Turismo faz acelerar preços em abril, inflação em máximos de quatro anos

Os preços em Portugal aceleraram em abril para o ritmo mais elevado dos últimos quatro anos. A inflação subiu para os 2% com o impacto positivo das férias da Páscoa no setor do turismo.

O turismo fez acelerar os preços em Portugal em abril. A taxa de inflação situou-se nos 2% no mês passado, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE). É o ritmo mais elevado dos últimos quatro anos e deve-se sobretudo ao impacto das férias da Páscoa no setor dos Restaurantes e Hotéis e ainda dos Transportes, ligados à atividade turística.

A justificação é da própria agência de estatísticas e dão conta de uma aceleração acentuada dos preços no mês passado. Em março, a inflação estava nos 1,4%. Acelerou em abril para os 2%, devido bom desempenho do turismo.

“Esta aceleração foi em larga medida determinada pelos aumentos das contribuições (…) da classe dos Restaurantes e Hotéis e dos Transportes, refletindo sobretudo o efeito associado ao feriado móvel da Páscoa, que ocorreu em abril, enquanto no ano anterior ocorreu em março”, explica o INE.

Embora seja difícil circunscrever as atividades turísticas, restaurantes, hotéis e transportes são normalmente considerados os setores que estão no coração do turismo.

Por causa disto, a inflação subjacente, que exclui os preços mais instáveis dos bens alimentares e dos produtos energéticos, também registou uma variação acentuada. Abril fixou uma taxa de subida dos preços core de 1,7%, uma taxa bem mais elevada do que a registada em março (0,65%).

Trata-se de uma evolução que se aproxima bastante da meta que o Banco Central Europeu (BCE) tem inscrita no seu mandato, próxima mas abaixo dos 2%, onde garante a estabilidade dos preços e da economia.

"Esta aceleração foi em larga medida determinada pelos aumentos das contribuições (…) da classe dos Restaurantes e Hotéis e dos Transportes, refletindo sobretudo o efeito associado ao feriado móvel da Páscoa, que ocorreu em abril, enquanto no ano anterior ocorreu em março.”

INE

(Notícia atualizada às 11h39)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo faz acelerar preços em abril, inflação em máximos de quatro anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião