PSI-20 fecha a ganhar à boleia do BCP

O grande destaque do dia vai para o Millennium bcp que fechou a ganhar 4,19%, com as ações a cotarem nos 0,21 euros. A bolsa portuguesa está em máximos desde maio de 2016.

A bolsa portuguesa fechou como abriu — no verde. Mas conseguiu cimentar os ganhos, já que encerrou a sessão com uma progressão de 0,97%, naquela que foi a melhor sessão desde maio do ano passado, em termos de volume de transações registadas.

O grande destaque do dia vai para o Millennium bcp que fechou a ganhar 4,19%, com as ações a cotarem nos 0,21 euros. É necessário recuar a 12 de dezembro de 2016 para ter as ações do banco liderado por Nuno Amado a valer tanto. E porquê? O banco beneficiou na sessão de hoje dos bons resultados do Bank Millennium, a unidade polaca detida em 50,1% pelo banco português.

O lucro de 32,6 milhões de euros no primeiro trimestre, uma subida homóloga de 2,4%, levaram as ações do BCP a valorizar mais de 5%. O resultado líquido do banco polaco nos primeiros três meses deste ano mostraram uma subida de 6,9% em relação ao trimestre anterior. As ações do próprio Bank Millennium fecharam com uma valorização superior a 7% e a cotar nos 6,95 zlotys (1,63 euros). Mas as ações chegaram a ser transacionadas a 7,13 zlotys (1,67 euros) esta manhã.

Com apenas cinco cotadas a fechar no vermelho, de destacar que o PSI20 se mantém acima dos cinco mil pontos (5.046,16 pontos), uma fasquia que conseguiu ultrapassar na segunda-feira à boleia dos resultados da primeira volta das eleições presidenciais em França, que determinaram a passagem de Emmanuel Macron e Marine Le Pen para o escrutínio já agendado para 7 de maio.

O destaque negativo da sessão vai para a Pharol que fechou a perder 5,02%. Mota Engil (-0,82%), Semapa (-0,55%), Ren (-0,01%) e Altri (-0,001%) foram os outros títulos que também fecharam no vermelho, mas muito próximo da linha de água.

Em termos europeus, o cenário foi igualmente positivo com o Stoxx 600 a fechar com ganhos de 0,21%. Mas todas as outras praças europeias também fecharam no verde — com destaque para a valorização de 2,05% da bolsa de Atenas –com exceção da praça irlandesa (ISEQ) que fechou a cair 0,48%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 fecha a ganhar à boleia do BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião