Governo assegura aos produtores que quer aumentar a produção do eucalipto

  • Lusa
  • 21 Abril 2017

O Governo garantiu hoje que pretende "aumentar a produção e a produtividade do eucalipto" e que continuará a apoiar o setor do celulose e do papel, em reposta às críticas feitas pela CELPA.

Em anúncios publicados hoje na imprensa, a CELPA (Associação da Indústria Papeleira) defendeu que a proibição de plantação de novas áreas de eucalipto é um “enorme prejuízo para a economia portuguesa”, parte de uma “ideia errada e preconceituosa” e não tem fundamentação técnico-científica.

“Em primeiro lugar, o Governo não concorda, obviamente, com essa declaração. Contrariamente ao que é dito, o Governo pretende aumentar a produção e a produtividade do eucalipto, permitindo que se façam novas plantações de eucalipto em áreas de maior produtividade, por contrapartida à redução de áreas de fraca produtividade”, disse à Lusa o Ministério da Agricultura quando questionado sobre as críticas da associação às propostas do executivo em relação à floresta.

O gabinete de Luís Capoulas Santos acrescentou que a indústria da celulose e do papel é “fundamental para a economia nacional”, pelo que apoia e “continuará a apoiar o setor, nomeadamente através da atribuição de fundos nacionais e comunitários destinados à exploração florestal, incluindo os povoamentos de eucalipto”.
“Em suma, o Governo pretende, simultaneamente, travar a expansão da área de eucalipto, que se tornou já a espécie dominante na nossa floresta, e aumentar a disponibilidade de matéria-prima para a indústria da celulose”, acrescenta.

Uma das propostas do executivo em discussão para a reforma das florestas diz respeito à alteração do regime jurídico das ações de arborização e rearborização, para “reforçar os mecanismos de comunicação entre todas as entidades e criar regras para o cultivo do eucalipto”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo assegura aos produtores que quer aumentar a produção do eucalipto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião