5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados

  • Marta Santos Silva
  • 20 Abril 2017

Mantenha o petróleo debaixo de olho e fique atento à economia portuguesa com os novos dados do INE. E a Jerónimo Martins apresenta resultados, que se esperam positivos.

Enquanto a Jerónimo Martins deverá apresentar resultados positivos, o mesmo não se espera do petróleo, que pode demorar a recuperar do trambolhão que deu esta quarta-feira. Saiba o que deve esperar para este dia nos mercados.

Como é que a Jerónimo Martins arrancou em 2017?

A Jerónimo Martins apresenta resultados esta quinta-feira do seu primeiro trimestre do ano — embora só depois de fechar a bolsa. A dona do Pingo Doce deverá apresentar um crescimento dos lucros, mas de apenas 1% em relação ao mesmo período do ano passado. A unidade polaca, a Biedronka, deverá compensar as perdas na Colômbia — a rubrica onde está inserida a operação colombiana da cotada deverá registar prejuízos 11 milhões de euros mais altos, estimam os analistas do BPI.

Uma radiografia à economia portuguesa

O INE revela hoje a sua mais recente síntese económica de conjuntura, que permite perceber, à lupa, o que se passa dentro das fronteiras do rectângulo: o instituto de estatística antecipa, neste relatório, quais vão ser as tendências da procura, do rendimento, da produção e dos preços, permitindo perceber melhor o que vem aí.

De olhos postos no petróleo

Após a revelação inesperada de que as reservas de gasolina nos Estados Unidos aumentaram — e mesmo em cima do princípio da época de férias que vai pôr mais americanos na estrada — o petróleo caiu a pique, desvalorizando mais de 3% tanto em Londres como em Nova Iorque, e arrastou mesmo consigo a bolsa de Wall Street. Falta ver se a queda continua ou se esta quinta-feira vai marcar um dia de recuperação.

FMI: Gaspar explica o Fiscal Monitor

As mais recentes previsões estão ligeiramente melhores mas ainda pessimistas. Hoje, Vítor Gaspar explica numa conferência de imprensa às 14:30 o que o Fundo Monetário Internacional (FMI) antevê afinal para os próximos anos no seu relatório bandeira, o Fiscal Monitor. Em antecipação, leia o texto que o ECO preparou que compara as previsões do FMI com as do Governo para perceber de onde vem todo o pessimismo.

Como está a confiança dos consumidores na Zona Euro?

A recuperar lentamente desde o trambolhão do Brexit, como está agora a confiança dos consumidores na Zona Euro? O relatório mensal da Comissão Europeia mostra esta quinta-feira o ponto de situação, em vésperas de eleições francesas que também prometem baralhar a política da União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião