PCP avança com pedido para comissão parlamentar de análise à dívida

  • Margarida Peixoto
  • 19 Abril 2017

Comunistas formalizaram esta quarta-feira o pedido para a formação de uma comissão parlamentar eventual para avaliar o endividamento público e externo. PS tinha-se mostrado contra a ideia em março.

O PCP formalizou esta quarta-feira o projeto de deliberação para criar uma comissão parlamentar eventual para avaliar o endividamento público e externo. Os comunistas já tinham revelado esta intenção em março e o PS disse, na altura, estar contra a ideia. Também o PSD e o CDS se opuseram.

“A enorme dimensão da dívida pública constitui um sério problema que não pode ser escamoteado”, lê-se no texto da deliberação. Paulo Sá, deputado do PCP, explicou no final do debate de plenário desta tarde que é importante criar um espaço “próprio, exclusivo, para debate destas matérias com uma dimensão institucional”.

Para o PCP, explicou o deputado comunista ao ECO, a comissão de orçamento e finanças, que tem como funções acompanhar também estes assuntos, não chega para dar o devido peso ao tema. Esta comissão não perderia as suas funções, argumentou Paulo Sá, apenas seria acrescentado um espaço que pudesse aprofundar o assunto.

A ideia dos comunistas é que todos os grupos parlamentares tenham oportunidade de expor os seus pontos de vista e, até, de convidar personalidades para aprofundar o assunto.

A dívida pública portuguesa fechou 2016 nos 130,4% do PIB e ano após ano as perspetivas de entrada numa tendência claramente descendente têm vindo a ser adiadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PCP avança com pedido para comissão parlamentar de análise à dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião