5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Em Portugal há leilão de dívida de curto prazo. Lá fora, o Eurostat atualiza a inflação (para Draghi ver) e o FMI apresenta o relatório da estabilidade financeira mundial.

Dia em cheio para os investidores. Por Lisboa, o IGCP leva à praça dois leilões de dívida de curto prazo com o objetivo de levantar até 1.250 milhões de euros. O Eurostat atualiza os números relativos à inflação em março, um dado importante para perceber até que ponto Draghi e o Banco Central Europeu (BCE) continuam com legitimidade para manter o programa de compras. Do outro lado do Atlântico, o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulga o Relatório Global de Estabilidade Financeira e o Fiscal Monitor, da autoria de Vítor Gaspar.

Dívida de curto prazo sobe à praça

São dois leilões de Bilhetes do Tesouro que o IGCP realiza esta manhã. A agência liderada por Cristina Casalinho pretende levantar até 1.250 milhões de euros em títulos com prazos de três e 11 meses. Será a quarta operação de financiamento de curto prazo que a agência liderada por Cristina Casalinho realiza em 2017. Já obteve 4.250 milhões de euros nas três operações realizadas em janeiro, fevereiro e março.

A estabilidade financeira mundial

O FMI apresenta o Relatório Global de Estabilidade Financeira. O documento divulga os principais riscos que a sistema financeiro global enfrenta, numa altura em que os riscos geopolíticos e monetários dominam as atenções de todos os agentes do mercado. Adicionalmente, o fundo liderado por Christine Lagarde revela o Fiscal Monitor, da autoria do antigo ministro das Finanças português Vítor Gaspar, com os últimos desenvolvimentos sobre os défices em todo o mundo.

Inflação para Draghi ver

Está a crescer a pressão sobre Mario Draghi para retirar os estímulos monetários à economia. Um dos argumentos que tem alimentado a discussão sobre o fim do quantitative easing mais cedo do que o esperado tem a ver com a evolução dos preços. O Eurostat atualiza a taxa de inflação relativa ao mês de março. Se a taxa geral terá ficado nos 1,5%, o indicador “core”, que importa mais na análise do banco central, não deverá ter saído dos 0,7% — muito longe dos 2% da meta. Nem de propósito: Benoit Coeure, membro da comissão executiva do BCE, fala em Nova Iorque.

May fala após pedir eleições

Theresa May anunciou esta terça-feira eleições antecipadas no Reino Unido. Os britânicos voltam às urnas a 8 de junho depois de no ano passado terem decidido em referendo abandonar da União Europeia. Entretanto, a primeira-ministra vai responder às questões dos deputados na primeira ida ao Parlamento depois de ter acionado o artigo 50 que desencadeou o processo da saída britânica do projeto comunitário europeu.

O que contam Morgan Stanley e BlackRock

São duas das principais empresas norte-americanas que prestam contas ao mercado esta quarta-feira em Wall Street. O banco Morgan Stanley e a gestora de fundos BlackRock apresentam resultados relativos ao primeiro trimestre do ano. De acordo com as estimativas da Thomson Reuters, as empresas do S&P 500 deverão ter visto os lucros trimestrais subir mais de 10%. Será a primeira vez que os resultados crescem a dois dígitos desde o terceiro trimestre de 2014.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião