Governo quer défice de 1% em 2018

  • ECO
  • 12 Abril 2017

O executivo fixou a meta do défice em 1% no próximo ano. Número é avançado pelo jornal Expresso, citando o Programa de Estabilidade que deverá ser aprovado esta quinta-feira.

O Governo pretende atingir um défice de 1% no próximo ano, avança esta quarta-feira o jornal Expresso (acesso pago), citando o Programa de Estabilidade. De acordo com o jornal, o executivo assenta o número em dois pilares: por um lado, na redução do desemprego para 9,3% em 2018 e, por outro, na revisão em alta do crescimento económico neste e no próximo ano.

O Expresso também dá conta da atualização de algumas metas para 2017: o Governo espera fechar o ano com um défice de 1,5% (antes era de 1,6%), lança as bases para um crescimento económico de 1,8% (antes era de 1,5%) e fixa a taxa de desemprego em 9,9%.

Mário Centeno, ministro das Finanças, aproveita assim os ventos favoráveis trazidos pela revisão em baixa do défice de 2016, de cerca de 2,1% para 2%, confirmada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Como o ECO noticiou, a revisão determina uma melhoria de 84,9 milhões de euros no défice, que corresponde a 0,05% do Produto Interno Bruto (PIB).

O Programa de Estabilidade deverá ser aprovado esta quinta-feira pelo Executivo. Será discutido no Parlamento a 19 de abril e, depois, submetido ao escrutínio da Comissão Europeia.

Em suma:

  • Meta do défice para 2018 é de 1%.
  • Taxa de desemprego em 2018 fixa-se em 9,3%.
  • Meta do défice para 2017 passa de 1,6% para 1,5%.
  • Crescimento económico em 2017 revisto de 1,5% para 1,8%.
  • Taxa de desemprego em 2017 fixa-se em 9,9%.

(Notícia atualizada às 18h40 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo quer défice de 1% em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião