Revista de imprensa internacional

  • Rita Atalaia e Juliana Nogueira Santos
  • 11 Abril 2017

Portugal está em destaque nos jornais internacionais. António Costa diz que é uma "questão de tempo" até a saída de Dijsselbloem. Em França, Le Pen e Macron continuam à frente nas sondagens.

Portugal está em destaque nos jornais internacionais. António Costa refere, numa entrevista, que é uma “questão de tempo” até que o presidente do Eurogrupo abandone o cargo. As eleições em França também continuam a dominar a agenda, com a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, e o seu opositor independente Emmanuel Macron à frente nas sondagens. Já no Reino Unido são reveladas as gravações que comprovam que o Banco de Inglaterra deu ordens expressas aos bancos para que estes manipulassem a Libor.

El País

Costa: “Se De Guindos estiver disponível, tem o nosso apoio”

António Costa voltou a tecer comentários sobre o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, e as suas declarações sobre os países de sul, afirmando que “é uma questão de tempo” até que este abandone o cargo. O primeiro-ministro atestou a necessidade de “reforçar o euro e a política monetária comum” e apontou o nome de Luis de Guindos, ministro da economia espanhol, como um bom substituto.

“Tem a visão global da Europa, a capacidade de fazer ponto entre diferentes economias, entre diferentes famílias políticas, vem de um grande país, mas compreende os pequenos, vem da terceira economia com maior crescimento, mas conhece os sacrifícios passados… Se De Guindos estiver disponível, terá o nosso apoio”, explicou o primeiro-ministro português.

(Acesso gratuito / Conteúdo em espanhol)

Financial Times

Wells Fargo vai exigir de volta 75 milhões de dólares em bónus

O Wells Fargo vai exigir de volta 75 milhões de dólares em bónus. Este valor foi pago a antigos responsáveis do banco, mas vai agora ser devolvido depois de uma investigação ter revelado que os ex-executivos ignoraram sinais de má conduta por parte dos funcionários da instituição financeira durante 15 anos.

Num relatório publicado na segunda-feira é revelado que John Stumpf, antigo CEO do Wells Fargo, teve conhecimento de um incidente que aconteceu no Colorado, EUA, em 2012, onde alguns trabalhadores emitiram cartões de débito a clientes sem o seu consentimento. Mas as maiores críticas são feitas a Carrie Tolstedt, responsável pela divisão da banca de retalho. Executivos desta unidade ignoraram os alertas, mostra o relatório. É por isso que, dos 75 milhões de euros em bónus, serão exigidos 28 milhões a John Stumpf e 47 milhões a Carrie Tolstedt.

(Acesso pago / Conteúdo em inglês)

BBC News

Divulgadas gravações que implicam Banco de Inglaterra na manipulação da Libor

Após o canal de notícias britânico ter avançado que o banco central britânico deu ordens expressas aos bancos para que estes manipulassem a Libor, o mesmo divulga o áudio da chamada entre Mark Dearlove e Paul Johnson. Neste gravações pode ouvir-se a conversa entre um gestor sénior do Barclays, Mark Dearlove e Paul Johnson, um dos responsáveis do banco pelo estabelecimento da taxa, em que o primeiro afirma que “estão sobre grande pressão do governo e do Banco de Inglaterra” para baixar a taxa de juro.

Em resposta a este caso, o Banco de Inglaterra afirmou que nessa altura a Libor não era alvo de regulação em território britânico. Mark Dearlove foi contactado pelo meio de comunicação e recusou-se a dar quaisquer declarações.

(Acesso gratuito / Conteúdo em inglês)

Bloomberg

Le Pen e Macron continuam na liderança em França

A candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, e o seu opositor independente Emmanuel Macron continuam à frente nas eleições francesas. Na primeira ronda, os dois candidatos conseguiram um apoio de 24% e de 23%, respetivamente, de acordo com a Bloomberg. Já Fillon e Melenchon estão logo atrás, e também muito renhidos, com 18,5% e 18%.

As sondagens mostram que Fillon ou Macron vão vencer Le Pen na segunda ronda. Mas alertam que muitos eleitores podem apenas tomar uma decisão à última hora. É que 40% dos cidadãos continuam indecisos, refere a empresa de sondagens Kantar Sofres.

(Acesso gratuito / Conteúdo em inglês)

Wired

Ford lança o primeiro carro patrulha híbrido

A fabricante automóvel americana vai produzir o primeiro carro patrulha híbrido. Com melhor autonomia, a suspensão reforçada e um sistema de refrigeração mais potente, este é uma adaptação do modelo americano Fusion. Este vai ter também um motor de dois litros, visto que o elétrico só atinge 96 km/h.

A Ford começou a fabricar carros de polícia nos anos 20, mas tem visto outras marcas como a Dodge a retirarem-lhe mercado. Esta pode ser uma maneira de se manter competitiva.

(Acesso gratuito / Conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião