Rui Cartaxo assume cargo de chairman no Novo Banco

  • Lusa
  • 8 Abril 2017

O Novo Banco alterou os estatutos e vai passar a contar com um Conselho de Administração, presidido pelo antigo presidente da REN. António Ramalho mantém-se como presidente executivo.

Rui Cartaxo vai assumir a presidência do Conselho de Administração do Novo Banco, no âmbito da alteração dos estatutos da instituição financeira. António Ramalho mantém-se presidente executivo, anunciou a instituição este sábado.

Em comunicado, o Novo Banco informou que, na sequência da deliberação do seu único acionista Fundo de Resolução, foram alterados os estatutos do banco. “Nesta alteração de estatutos agora aprovada e proposta pelo Novo Banco a 21 de dezembro de 2016, destaca-se, na linha das melhores praticas de governance, a alteração da estrutura de administração e fiscalização do Novo Banco que passa a ser composta por um Conselho de Administração – compreendendo agora um chairman, função que será assumida por Rui Cartaxo“, refere a instituição financeira.

A Comissão Executiva continua a ser liderada por António Ramalho“, refere, acrescentando que foram ainda aprovados como órgãos de fiscalização uma Comissão de Auditoria e um Revisor Oficial de Contas.

Nascido em 1952, Rui Cartaxo era, até agora, consultor do Conselho de Administração do Banco de Portugal, tendo sido responsável pelo grupo de trabalho que fez o livro banco da regulação. Licenciado em economia pelo ISEG, assumiu cargos de gestão em algumas das maiores empresas portuguesas do setor das telecomunicações e energia, nas duas últimas décadas.

Foi presidente executivo da REN entre 2009 e 2014, depois, de entre outras funções, ter sido administrador executivo da Transgás, da Galp Energia, da Galp Espanha e ainda da REN.

Na área das telecomunicações, teve o cargo de administrador financeiro (CFO) da ‘holding’ que promoveu a fusão da Telecom Portugal, TLP e Marconi, tendo ainda coordenado o IPO [entrada em bolsa] da Portugal Telecom, a primeira operação de dispersão de capital de uma empresa portuguesa nos mercados internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Cartaxo assume cargo de chairman no Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião