Quer investir nas OTRV? É o último dia para subscrever

A procura tem sido elevada, mas se quer mesmo subscrever estes títulos de dívida pública que oferecem uma taxa de juro de, no mínimo, 1,9%, ainda pode. Só tem, no entanto, até esta sexta-feira.

Se quer investir nas Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), apresse-se. É que duas semanas depois do lançamento da nova edição deste novo produto de financiamento do Estado, o prazo para subscrever chega ao fim. Esta sexta-feira é o último dia em que pode colocar uma ordem junto do intermediário financeiro para conseguir fazer uma aplicação em títulos de dívida que apresentam uma taxa de juro de, no mínimo, 1,9%.

O período de subscrição arrancou a 27 de março, mas a procura foi muito elevada desde início. Logo nesse dia foram registadas intenções de compra de um valor que ficou acima da oferta. De acordo com fontes contactadas pelo ECO, que preferiram não ser identificadas, os investidores colocaram ordens para um montante em torno dos 600 milhões de euros.

A procura pelas OTRV foi tanta, tal como nas anteriores emissões feitas durante o ano passado, que o IGCP reviu em alta o montante total a obter com estes títulos. A meta inicial era de 500 milhões, mas o valor final da emissão acabou por ser duplicado. Estão disponíveis mil milhões de euros em tranches de mil euros, no mínimo, e de um milhão de euros, no máximo. O prazo de investimento são três anos.

Já vários investidores colocaram as suas ordens, mas até ao último minuto poderá apresentar a intenção de subscrição, mas é preciso ter em conta que no caso de rateio será preterido em relação a quem foi mais rápido a pedir estes títulos que apesar de pagarem a taxa mais baixa de sempre, continuam a oferecer um retorno atrativo no contexto de juros muito baixos.

O rateio das OTRV é feito em três fases: atribuição de 20 OTRV (ou no montante solicitado, caso seja inferior) a cada ordem de subscrição; atribuição do restante montante solicitado em cada ordem de acordo com a data em que deu entrada no sistema da Euronext; e atribuição sucessiva de mais uma OTRV às ordens de subscrição que, após a aplicação dos critérios anteriores, ficam mais próximas de mais uma OTRV.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quer investir nas OTRV? É o último dia para subscrever

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião