Comissão Europeia aprova negócio Fox-Sky de Murdoch

A Fox quer adquirir os 61% da Sky que não detém e a Comissão Europeia não vê problemas nisso. A decisão tornada pública esta sexta-feira refere que a operação não levanta questões sobre competição.

O magnata dos media, Rupert Murdoch, através da 21st Century Fox FOX 0,00% , vai adquirir os 61% de capital da britânica Sky SKY 0,00% — empresa que fundou — que ainda não detém. O negócio rondará os 13,7 mil milhões de euros. A Comissão Europeia fez uma investigação de mercado para avaliar se a operação comprometeria a competitividade na Europa, mas concluiu esta sexta-feira que o negócio não levanta problemas dessa ordem.

A Sky, segundo se lê na decisão do executivo comunitário, opera principalmente no Reino Unido, mas também na Áustria, Alemanha, Irlanda e Itália. Já a Fox detém um dos seis maiores estúdios cinematográficos de Hollywood, além de ter vários canais a operar como a Fox norte-americana e o National Geographic.

Contudo, como o seu mercado é essencialmente nos Estados Unidos, a Comissão Europeia diz que as empresas competem uma com a outra num âmbito limitado. O executivo comunitário considera que ambas só colidem na aquisição de produtos televisivos e no fornecimento de canais de televisão pagos. A Comissão Europeia considera que as duas companhias atuam “em diferentes níveis do mercado”.

“A Comissão concluiu que a transação proposta irá conduzir apenas a um aumento limitado da já existente parcela de mercado da Sky no que se refere à aquisição de conteúdos televisivos assim como no mercado do fornecimento de canais nos Estados-membros relevantes”, explica a Comissão Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia aprova negócio Fox-Sky de Murdoch

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião