Agência Fitch atribui nota de ‘lixo’ a dívida emitida pela CGD para se recapitalizar

  • Lusa
  • 5 Abril 2017

A notação atribuída pela agência de ‘rating’ a estes títulos de dívida perpétua fica três degraus abaixo do ‘rating’ de viabilidade que a mesma agência dá à Caixa Geral de Depósitos.

A agência Fitch atribuiu esta quarta-feira o ‘rating’ de ‘B-‘, o sexto dentro do grau de não investimento ou ‘lixo’, à dívida emitida em março pela CGD para se recapitalizar, no montante total de 500 milhões de euros.

A notação atribuída pela agência de ‘rating’ a estes títulos de dívida perpétua (de elevada subordinação, que conta para capital) fica três degraus abaixo do ‘rating’ de viabilidade que a mesma agência dá à Caixa Geral de Depósitos (CGD), de ‘bb-‘, também no grau de ‘lixo’.

A agência justificou hoje que o ‘rating’ atribuído segue o critério usado habitualmente para instrumentos híbridos (dívida mas que conta para capital), assim como uma “maior expectativa de perdas” face a credores seniores não segurados e ainda ao “risco de má performance”, devido a estes títulos implicarem o “pagamento discricionário” do cupão.

A Caixa Geral de Depósitos emitiu a 23 de março 500 milhões de euros de dívida perpétua junto de investidores institucionais, a uma taxa de juro de 10,75%.

Esta emissão de dívida faz parte da recapitalização do banco público, num montante de cerca de 5.000 milhões de euros, depois de ter apresentado um prejuízo histórico de 1.859 milhões de euros em 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agência Fitch atribui nota de ‘lixo’ a dívida emitida pela CGD para se recapitalizar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião