Portugueses confiam mais no Governo que a média da Europa

  • ECO
  • 2 Abril 2017

Apesar da solução governativa inédita encontrada por António Costa, a confiança dos portugueses no Executivo está a aumentar.

Os portugueses estão mais confiantes nas instituições políticas nacionais, mais até do que a média da Europa. O relatório nacional do Eurobarómetro 86, elaborado para a representação da Comissão Europeia em Portugal, mostra uma crescente taxa de confiança no Parlamento e no Governo, apesar da solução governativa ser inédita encontrada por António Costa.

Em Portugal “há uma tendência de recuperação, em particular ao longo do ano de 2016”, especialmente no caso do Parlamento e do Governo, diz o estudo publicado pelo Público (acesso condicionado). “As proporções de portugueses que confiam nestas instituições no outono de 2016 são duas vezes mais elevadas do que as observadas no outono anterior, e ligeiramente mais altas do que a média europeia”, refere.

Enquanto o relatório anterior (outono de 2015) analisava dados recolhidos num momento de impasse em relação à formação de Governo com base nos resultados das eleições legislativas, este relatório explora dados recolhidos quase um ano após a formação de um Governo minoritário do PS com o apoio dos partidos à sua esquerda, já com Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente.

A fórmula inédita de Governo tem-se revelado estável, e no momento da realização deste Eurobarómetro tanto o primeiro-ministro como o Presidente da República gozavam de ampla popularidade”, diz o estudo realizado por uma equipa composta por José Santana Pereira (Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa); Carlos Jalali (Universidade de Aveiro); Marina Costa Lobo (Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa) e Patrícia Silva (Universidade de Aveiro).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses confiam mais no Governo que a média da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião