Ministro das Finanças explica sexta-feira venda do Novo Banco

  • Lusa
  • 30 Março 2017

Mário Centeno vai dar “todas as explicações relativas ao processo de venda" do Novo Banco, diz Maria Manuel Leitão Marques.

Mário Centeno, o ministro das Finanças, vai dar “todas as explicações relativas ao processo de venda”, anunciou a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques. Questionada sobre se o contrato com a Lone Star já tinha sido assinado, recusou dar qualquer esclarecimento, remetendo para as explicações de Centeno.

“O Conselho de Ministros e todos os ministros são sempre informados sobre todas as questões relevantes para a gestão administrativa e em matéria financeira. Sobre essa questão específica, amanhã [sexta-feira] o senhor ministro das Finanças dará todas as explicações relativas ao processo de venda do Novo Banco”, anunciou Maria Manuel Leitão Marques.

Perante a insistência dos jornalistas, a ministra da Presidência acrescentou apenas que “até ao fim pode haver outras propostas”, o que “em termos teóricos é obviamente possível”. “Mas esperemos que esta questão fique fechada muito em breve. Temos todo interesse em que isso aconteça. Todos: o Governo, todos os contribuintes e o país em geral e a estabilidade financeira do país é um bem precioso”, defendeu.

Maria Manuel Marques foi ainda interrogada sobre se poderia dizer se o contrato com a Lone Star já tinha sido assinado, tendo apenas respondido: “não posso”.

O processo de venda do Novo Banco está na fase final e a assinatura será feita esta semana, confirmou quarta-feira o ministro das Finanças, Mário Centeno, em Londres. “O processo de venda do Novo Banco está nas fases finais e a assinatura será feita esta semana”, revelou, durante uma palestra intitulada “As Perspetivas para Portugal e para a Europa” realizada no auditório da agência de notícias Bloomberg, em Londres.

O Novo Banco é o banco de transição que ficou com os ativos menos problemáticos do Banco Espírito Santo (BES), alvo de uma intervenção das autoridades em 3 de agosto de 2014, e que está em processo de venda. Desde fevereiro que o Governo está a negociar a venda do Novo Banco em exclusivo com o fundo norte-americano Lone Star.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro das Finanças explica sexta-feira venda do Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião