Lone Star ganha milhões com ativos da banca em Espanha

O fundo norte-americano gastou 930 milhões a comprar ativos imobiliários da banca espanhola. Agora, através de uma oferta pública, colocou-os em bolsa. Foi um sucesso.

A Lone Star, que está prestes a adquirir o Novo Banco em Portugal, está a ganhar milhões com a banca no país vizinho. Avançou com a colocação em bolsa dos ativos imobiliários que adquiriu às instituições financeiras espanholas, numa operação bastante concorrida. A oferta pública de venda (OPV) da Neinor Homes é já a maior estreia em bolsa de sempre de uma promotora imobiliária na Europa.

A Neinor Homes é uma promotora imobiliária que foi criada com os ativos do Kutxabank, os quais a Lone Star comprou em novembro de 2014 por um montante de 930 milhões de euros, investimento que foi crescendo com a aquisição de novas construções nos últimos anos. Menos de três anos depois, o fundo norte-americano está a monetizar o investimento através do mercado de capitais.

Foram colocadas em bolsa ações representativas de 60% do capital da Neinor Homes, ficando a posição da Lone Star reduzida a 40%. Nesta OPV, as ações foram oferecidas a 16,46 euros, cada. E na estreia na bolsa de Bilbao, dispararam, para gáudio tanto dos 150 investidores que participaram, como da Lone Star.

À cotação atual da Neinor Homes, de 18 euros (após uma subida de quase 10%) a nova cotada espanhola está avaliada em 1.424 milhões de euros. Os 60% que a Lone Star renderam cerca de 750 milhões, sendo que a posição que o fundo norte-americanos mantém apresentam um valor de mercado de 570 milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lone Star ganha milhões com ativos da banca em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião