Terramoto Le Pen: Euro pode cair para abaixo da paridade

  • Marta Santos Silva
  • 27 Março 2017

Uma vitória de Marine Le Pen teria um impacto drástico na moeda única, que arriscaria a sofrer tanto ou mais do que a libra após o referendo do Brexit.

Mínimos de 15 anos: é para onde o euro poderá cair com uma vitória da candidata da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, nas eleições para o Eliseu, a 23 de abril. De acordo com economistas sondados pela Bloomberg, o impacto inicial de uma vitória de Le Pen sentir-se-ia no euro de forma semelhante ao do referendo do Brexit na libra.

Le Pen não é só má para a economia, como antevê um estudo da Euler Hermes e do Grupo Allianz divulgado na semana passada em que se prevê que uma vitória da candidata da Frente Nacional resulte numa queda do PIB desde os 1,6% registados em 2016 para 0,5% em 2018, assim como num aumento do défice e da dívida. Afinal, uma presidência Le Pen poderia ter impactos imediatos em toda a Zona Euro, em parte devido aos seus apelos a um referendo para que a França saia da moeda única e, eventualmente, da própria União Europeia.

Segundo 23 dos 38 economistas inquiridos pela Bloomberg, a moeda única desceria abaixo da paridade com o dólar logo no dia após a vitória de Le Pen. Cinco desses acreditam que o euro desceria abaixo dos 95 cêntimos de dólar. Uma queda desta magnitude levaria o euro para mínimos desde 2002, a última altura em que a moeda única europeia esteve abaixo da norte-americana.

A reação dos mercados seria muito negativa, já que os riscos de redenominação só estão a ser tomados em conta de forma muito modesta”, disse o economista Frederik Ducrozet à Bloomberg. O analista do Banque Pictet & Cie, de Genebra, está entre os que acreditam que o euro cairia abaixo do dólar.

Neste momento uma vitória de Le Pen é considerada bastante improvável. Embora a maioria das sondagens a coloquem a sair da primeira volta das eleições em primeiro lugar, preveem que seja derrotada por qualquer um dos adversários na segunda volta. O favorito neste momento é o independente Emmanuel Macron, que até já supera Le Pen na primeira volta nalgumas sondagens, seguido do candidato da direita, François Fillon, que tem estado envolvido em escândalos de empregos fictícios durante a campanha eleitoral.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Terramoto Le Pen: Euro pode cair para abaixo da paridade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião