Roubaram a maior moeda do mundo

  • ECO
  • 27 Março 2017

A "Grande Folha de Acer" pesa 100 quilos e foi roubada do Museu Bode, em Berlim, esta madrugada.

No Museu Bode, em Berlim, estava em exposição maior moeda do mundo. Pesa 100 quilos de ouro e vale milhões de dólares. Estava, porque esta madrugada foi roubada.

A maior moeda do mundo, conhecida por “Grande Folha de Acer”, mede três de altura centímetros, tem outros 53 de diâmetro e vale um milhão de dólares canadenses (687 mil euros), mas, só em peso, se fosse vendida no mercado ascenderia a 4,1 milhões de euros. É que, segundo o Livro do Guinness, onde consta, é feita 99,99% de ouro. Tem ainda o retrato da Rainha Isabel II numa das faces, uma vez que a monarca também é reconhecida no Canadá, e uma folha de acer (bordo), o símbolo do segundo maior país do mundo, na outra face.

Stefen Petersen, o polícia que contou a história à Bloomberg, explicou que, ao que tudo indica, os ladrões subiram por umas escadas de mão, que foram mais tarde encontradas junto à linha do comboio da estação mais próxima, o que levou a encerrar a circulação ferroviária em três linhas durante duas horas. Os ladrões entraram por uma das janelas do museu por volta das 3h30 da madrugada, acederam à cabine onde a “Grande Folha de Acer” estava guardada e escaparam com a moeda antes que a polícia pudesse detê-los.

Peterson não quis comentar se as autoridades teriam vídeos das câmaras de segurança, mas afirmou que a polícia assume que esteja mais de uma pessoa envolvida no assalto, devido ao peso da moeda e à dificuldade de uma só pessoa a transportar sozinha.

A moeda foi produzida em quantidades muito limitadas pela Casa da Moeda Canadiana para promover a nova linha de moedas com a face da folha de acer em 2007. Em 2008 entrou para o Livro do Guinness como a maior moeda do mundo. Tem estado em exposição no museu desde o final de 2010. O Museu Bode tem uma das maiores coleções de numismática do mundo, sendo a mais antiga moeda datada do século VII antes de Cristo, proveniente da Anatólia, na Ásia Menor, região maioritariamente no atual território turco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Roubaram a maior moeda do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião