Um erro (repetido) de cinco mil milhões de euros

  • ECO
  • 24 Março 2017

O banco público alemão transferiu por acidente mais de cinco mil milhões de euros para quatro bancos. Mas não foi a primeira vez que o dinheiro saiu sem querer desta instituição.

Em fevereiro, não parou de sair dinheiro do banco público alemão, mas não foi por querer. No mês passado, o KfW transferiu por acidente mais de cinco mil milhões de euros para quatro bancos diferentes, conforme conta a Bloomberg, que teve acesso à informação através de fontes próximas da instituição.

O valor foi atingido através da repetição de pequenas transferências, que foram feitas devido a um erro técnico dos sistemas. O dinheiro foi recuperado pouco depois, sem qualquer perda.

“O KfW detetou o comportamento indevido do sistema numa fase inicial do projeto, mitigou imediatamente a ação e começou o processo de analisar as causas”, reconhece o banco em comunicado. “O erro foi rapidamente identificado e eliminado, as quantias pagas foram devolvidas com sucesso. Lamentamos que, durante trabalhos no sistema, este incidente tivesse acontecido devido a um erro humano, causado por um erro na configuração”, acrescenta o mesmo documento enviado às redações.

Ainda assim, o caso não é inédito. Em setembro de 2008, o KfW pagou mais de 300 milhões de euros ao banco americano Lehman Brothers, pouco antes de este declarar falência. Na altura, a transferência foi considerada um escândalo político que até levou o jornal Bild a chamar o banco de “o banco mais idiota da Alemanha”.

Em 2015, uma unidade internacional do Deutsche Bank transferiu acidentalmente seis mil milhões de dólares para um cliente de um hedge fund, recuperando o montante no dia a seguir.

Além de ter devolvido o dinheiro, o banco declarou que avançou imediatamente para uma auditoria interna e externa “para clarificar as causas do incidente” e “tirar as respetivas conclusões”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um erro (repetido) de cinco mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião