Forbes: Sete curiosidades sobre a lista dos mais ricos do mundo

A Forbes revelou esta segunda-feira a lista dos maiores multimilionários do mundo. Dos mais jovens aos mais velhos, passando pela maior entrada de rompante por causa da tequila. Leia as curiosidades.

Este ano, a riqueza total aumentou 18% para 7,67 biliões de dólares.Pixabay

Multimilionários, há muitos. E o certo é que os há cada vez mais. É o que mostra a lista anual da revista Forbes. A edição de 2017 foi publicada esta segunda-feira, com o fundador da Microsoft, Bill Gates, à cabeça, e Américo Amorim, dono da Corticeira Amorim, a liderar o pódio dos portugueses mais ricos do mundo. Agora, o ECO dá-lhe a conhecer algumas curiosidades deste ranking.

  • O número de multimilionários disparou 13% este ano. São 2.043, contra os 1.810 no ano passado. É a maior subida desde que a revista começou a registar as maiores fortunas do mundo há mais de trinta anos. O montante de riqueza total aumentou 18% para 7,67 biliões de dólares.
  • O norte-americano David Rockefeller, com uma fortuna de 3,3 mil milhões de dólares, surge na posição número 581 da tabela dos mas ricos do mundo. Poucas horas após a publicação da lista, a imprensa internacional dava conta da morte do magnata. Tinha 101 anos.
  • Os irmãos irlandeses John e Patrick Collison, fundadores da empresa de pagamentos Stripe, foram os mais jovens a ingressar na lista, com fortunas de 1,1 mil milhões de dólares. Têm, respetivamente 26 e 28 anos e encontram-se ambos na posição 1.795 da lista. O crescimento das fortunas deve-se ao capital angariado para a firma em 2016, avaliado em 9,2 mil milhões de dólares. John é também o mais novo multimilionário a subir a pulso.
  • As irmãs Alexandra Andresen e Katharina Andresen, com 20 e 21 anos respetivamente, são as mais jovens multimilionárias do mundo, ambas com fortunas de 1,2 mil milhões de dólares. A explicação é simples: o pai, Johan Andresen, transferiu para cada uma das jovens uma fatia de 42% da empresa de investimento Ferd, detida pela família. A companhia detém a tabaqueira norueguesa Tiedemanns.
  • No ano em que a rede social Snapchat começou a negociar em bolsa, os seus fundadores, os jovens Evan Spiegel e Bobby Murphy, viram as suas fortunas quase quadruplicar nos últimos meses. Spiegel, com 26 anos, e Murphy, com 28, aparecem ambos na posição 441. Têm agora fortunas de quatro mil milhões dólares, enquanto, em dezembro de 2016, eram de, respetivamente, 2,1 mil milhões e 1,8 mil milhões de dólares.
  • Juan Vidal é a maior fortuna a entrar de rompante na lista Forbes. São 5,2 mil milhões de dólares de fortuna deste empresário de 77 anos, conseguida muito por causa da oferta pública inicial da sua empresa de tequila Jose Cuervo, que passou a negociar na bolsa mexicana em fevereiro.
  • A mulher mais rica da lista é a francesa Liliane Bettencourt, dona da L’Oreal. Tem 94 anos e 39,5 mil milhões de dólares. Alice Walton, da cadeia de supermercados Wal-Mart, surge em segundo lugar da lista das mulheres mais ricas, com 33,8 mil milhões de dólares e 67 anos de idade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Forbes: Sete curiosidades sobre a lista dos mais ricos do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião