OCDE: Malparado continua a limitar investimento

  • Rita Atalaia
  • 17 Março 2017

O investimento privado e a realocação de recursos continuam a ser penalizados pelo grande peso do crédito malparado, diz a OCDE. Um problema no balanço dos bancos que limita a cedência de empréstimos.

Portugal tem de reduzir o peso da dívida das empresas no balanço dos bancos. O alerta consta de um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre as reformas económicas de cada país para este ano. O investimento privado e a realocação de recursos continuam a ser penalizados pelo nível elevado de crédito malparado, sendo este um problema transversal ao setor financeiro nacional.

A OCDE deixa um alerta a Portugal: o país tem de reduzir o peso da dívida empresarial. “O investimento privado e a realocação de recursos estão a ser pressionados pelo elevado peso de crédito malparado [nos balanços dos bancos], o que limita a capacidade dos bancos para concederem empréstimos”, diz a entidade no seu relatório sobre as reformas económicas de cada país para 2017.

"O investimento privado e a realocação de recursos estão a ser pressionados pela quota elevada de crédito malparado [nos balanços dos bancos], o que limita a capacidade dos bancos para ceder empréstimos”

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico

Para resolver o problema do malparado, que é transversal a todo o setor financeiro nacional, a OCDE nota que os “procedimentos de insolvência e a reestruturação de empresas viáveis devem ser simplificados ao eliminar os direitos especiais de veto das autoridades fiscais”. Para além disso, deve melhorar-se o acesso da informação aos credores e responsáveis por estes processos de insolvência, aumentando o número de juízes nos tribunais.

A OCDE refere ainda que “maiores incentivos regulatórios podem levar os bancos a apresentarem planos credíveis para reduzirem o malparado, através de amortizações e vendas”. Uma questão que já tinha sido levantada pela entidade. No relatório apresentado no mês de fevereiro, a organização recomendou usar incentivos que levem os bancos a criar planos que “limpem” os empréstimos em incumprimento dos balanços. E usar penalizações para aquelas instituições financeiras que não o façam.

“Resolver o crédito malparado rapidamente é crucial para Portugal e exige uma abordagem abrangente”, alertou na altura. E agora volta a fazê-lo. No final de 2015, 11,9% dos empréstimos totais estavam em incumprimento, de acordo com dados do FMI, uma percentagem que é das mais elevadas na Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OCDE: Malparado continua a limitar investimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião