EDP prepara emissão de dívida em dólares

Nuno Alves, administrador financeiro da EDP, adiantou esta quarta-feira que a elétrica pretende tirar partido do ambiente de juros baixos para obter financiamento de pelo menos 500 milhões de dólares.

A EDP EDP 0,00% está a preparar uma emissão de obrigações denominadas em dólares, revelou esta quarta-feira o administrador financeiro da elétrica nacional, Nuno Alves, em declarações à agência Bloomberg.

Em vista está uma operação de financiamento de pelo menos 500 milhões de dólares em títulos a sete ou dez anos e vai permitir à EDP financiar dívida anterior e alongar as maturidades das suas responsabilidades.

“Estamos a emitir dívida de longo prazo neste momento e, apesar de não precisarmos de dinheiro, estamos a refinanciar algumas das obrigações já existentes e estendendo as maturidades”, declarou o administrador. “Para ter dinheiro hoje em dia é um pesadelo porque os bancos não pagam nada”, disse ainda.

Esta operação surge num contexto em que as empresas estão a procurar fechar contratos de financiamento num ambiente de baixas taxas de juro, quando os bancos centrais quer na Europa quer nos EUA se preparam para retirar do terreno algumas medidas mais expansionistas que tem permitido às empresas financiarem-se a custos mais reduzidos. No caso da Reserva Federal norte-americana, por exemplo, deverá ser anunciado esta quarta-feira uma subida da taxa diretora, a primeira subida de três que o mercado espera que aconteça este ano.

Desde novembro, a EDP já arrecadou 600 milhões de euros em obrigações com maturidade em 2023 e recomprou obrigações num montante 500 milhões de dólares que tinham maturidade em 2019, juntamente com 250 milhões de euros em títulos com taxa variável com maturidade em 2018.

Nuno Alves acrescentou que a EDP poderá mudar de ideias e emitir dívida em euro, “se for muito mais barato” emitir na moeda única. “Será o que for mais barato mas temos de estar preparados para testar o mercado em dólares”, frisou o responsável.

As ações da EDP avançam pelo terceiro dia, seguindo em alta de 0,11% para 2,83 euros.

EDP em alta

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP prepara emissão de dívida em dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião