Auditor do Montepio alerta para buraco de 107 milhões na Associação Mutualista

  • ECO
  • 14 Março 2017

O auditor do Montepio, a KPMG, alertou para um buraco nas contas do acionista do banco, a Associação Mutualista, de 107 milhões de euros, revela o Público.

A dona do banco Montepio, a Associação Mutualista Montepio Geral, fechou 2015 com um buraco nas contas de 107 milhões de euros. O alerta foi dado pelo auditor do banco, a KPMG, num documento anexo às contas consolidadas da associação, que vão ser discutidas esta terça-feira. A notícia foi revelada esta terça-feira pelo Público (acesso pago).

Esta tarde, o conselho geral da Associação Mutualista vai debater as contas dos exercícios de 2015 e 2016. Num documento anexo às demonstrações financeiras, que será discutido na reunião, a KPMG frisa que a Associação está em falência técnica e que precisa de um injeção de fundos. Os capitais próprios são negativos em 107 milhões de euros e há um resultado negativo imputado aos mutualistas de 251 milhões de euros, conta o jornal.

Estes dados reforçam o alerta que o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, deixou em entrevista ao Público, na semana passada. Carlos Costa frisou que será determinante “assegurar que o banco não está exposto ao acionista”.

As contas da Associação são importantes para o próprio Montepio Geral porque a Associação é o acionista único do banco e este poderá precisar de reforçar os rácios de capital. É isso que decorre de uma carta enviada pelo Banco de Portugal à instituição financeira liderada por José Félix Morgado, no início deste ano, e noticiada no sábado pelo Expresso. Num comunicado interno, enviado ao colaboradores, Félix Morgado reforçou que esta é uma versão preliminar da decisão do supervisor, mas nada garante que as exigências de capital vertidas no documento venham a ser revistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Auditor do Montepio alerta para buraco de 107 milhões na Associação Mutualista

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião