5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Começa a reunião de dois dias que vai decidir se as taxas diretoras voltam a subir nos EUA, uma decisão que teria impacto global se o mercado já não tivesse antecipado um aumento dos juros.

A Reserva Federal norte-americana dá esta terça-feira início à reunião de dois dias que (espera o mercado com quase 100% de certeza) deverá voltar a aumentar as taxas de juro diretoras (Federal Fund Rates), depois da subida anunciada em dezembro. Ainda nos EUA, Trump recebe Merkel com uma agenda que deverá focar-se nas relações comerciais entre os dois blocos. Outro ponto de interesse deverá passar pelo relatório da OPEP sobre as condições do mercado do petróleo: o corte na produção está a surtir efeito? Com o crude abaixo dos 50 dólares, os sinais apontam para uma resposta negativa.

Nova comissão à Caixa

Toma posse a nova Comissão Parlamentar de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos, que será presidida pelo deputado social-democrata José Aguiar-Branco. Tem como objetivo analisar a contratação e demissão da equipa de administração de António Domingues e surge já depois de o banco público ter reportado prejuízos de mais de 1,8 mil milhões de euros e apresentado o plano de reestruturação.

Olhos postos na Fed

Inicia-se esta terça-feira a reunião de dois dias do Comité do Mercado Aberto da Reserva Federal norte-americana (Fed). Não será propriamente uma certeza se a Fed anunciar uma subida dos juros esta quarta-feira. O mercado dá quase como certas três subidas das taxas este ano. Além da decisão quanto ao rumo da política monetária, os responsáveis vai atualizar as previsões económicas.

O corte da OPEP está a funcionar?

Com o crude a negociar abaixo dos 50 dólares pela primeira vez em 2017, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) apresenta o relatório mensal sobre o mercado. Será um documento importante para os investidores avaliarem as condições da oferta e procura de petróleo e de que forma a decisão de baixar a produção no seio do cartel está a ter impacto no mercado.

Trump recebe Merkel

Poderá ser um dos encontros mais importantes para o futuro das relações entre a zona euro e a maior economia do mundo. O Presidente americano Donald Trump recebe a chanceler alemã, Angela Merkel, na Casa Branca, sem hora prevista. Será a primeira reunião entre ambos desde que Trump foi eleito líder dos EUA. Em cima da mesa deverá estar o comércio entre os dois blocos e ainda as acusações de Trump quanto à manipulação da taxa cambial por parte da Alemanha.

Produção da indústria do euro

O Eurostat atualiza a evolução da produção industrial na zona euro relativo a janeiro, numa altura em que a economia da moeda única começa a apresentar sinais mais sólidos de retoma. É um indicador que vai ajudar os investidores a perceber as condições económicas no bloco europeu. Os analistas esperam uma subida da produção em 1,3% no arranque do ano, face a dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião