Marissa Mayer vai sair da liderança da Yahoo com a entrada da Verizon

A CEO que foi "arrumar a casa" da tecnológica vai sair depois da venda à gigante Verizon. Thomas J. McInerney é o escolhido para liderar a empresa.

Marissa Mayer será substituída enquanto presidente executiva da Yahoo YHOO 0,00% , após a aquisição da empresa por parte da gigante das telecomunicações norte-americana Verizon. A atual CEO vai receber um pacote de indemnização de 23 milhões de dólares, segundo uma declaração da própria empresa divulgada esta segunda-feira, avançou o Business Insider. O novo presidente executivo será Thomas J. McInerney , o ex-CEO da IAC, uma empresa de serviços de internet norte-americana.

Além destas mudanças no presidente, o responsável pela área financeira também vai sair. Ken Goldman, o atual CFO, vai ser substituído por Alexi Wellman, que é atualmente o ‘global controller’ da Yahoo. Contudo, até que a venda à Verizon seja concretizada, a atual administração vai continuar a gerir a empresa. As ações da empresa iniciaram a sessão desta segunda-feira, em Wall Street, a valorizar mais de 2%.

Não é claro se Marissa Mayer pode assumir outro cargo dentro da estrutura a empresa. A norte-americana chegou a CEO em 2012, depois de uma passagem pela Google. Enquanto presidente executiva foi responsável por adquirir várias startups, nomeadamente o Tumblr, mas também pela compra de uma participação na Alibaba, a gigante chinesa de comércio eletrónico.

No entanto, os últimos dois anos foram mais tumultuosos: as ações da empresa desvalorizaram depois de várias saídas de executivos, para além de ter enfrentado vários escândalos como uma investigação da polícia dos mercados e a suspeita de que espiava os emails de norte-americanos por pedido da agência de informação do país.

No mês passado confirmou-se que a operadora norte-americana Verizon — que em 2016 ofereceu 4,8 mil milhões de dólares pelos serviços online da Yahoo — estaria perto de alcançar um acordo para reduzir o valor do negócio em cerca de 250 milhões de dólares. Em causa estão os ataques informáticos de que a gigante tecnológica foi alvo e que colocaram em risco os dados pessoais de milhares de milhões de utilizadores.

Ainda assim, nem tudo foram más notícias, dado que ambas as empresas terão acordado em partilhar responsabilidades legais que, por via judicial, lhes sejam incutidas devido aos ataques.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marissa Mayer vai sair da liderança da Yahoo com a entrada da Verizon

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião